InícioAlentejoAlentejo CentralProjeto europeu apresentado em...

Projeto europeu apresentado em Évora aposta nos jovens para responder à demência

Projeto europeu Erasmus+ apresenta em Évora um manual pedagógico inovador para apoio e sensibilização na área da demência.

O projeto europeu «RealWorld Dementia Training Tool», desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+, vai apresentar publicamente um manual pedagógico inovador na área da demência no próximo dia 2 de junho, na Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.

A iniciativa resulta de uma parceria internacional entre a Escola Técnica de Apoio Psicossocial de Lisboa, entidade promotora, o Instituto Salvador Seguí e a Montserrat Roig, de Espanha, e a Escola Secundária Severim de Faria, em Portugal.

Manual junta formação e prática profissional

O principal resultado do projeto é o manual pedagógico «RealWorld Dementia Training Tool», criado como ferramenta de prevenção, sensibilização e intervenção na área da demência.

O recurso foi desenvolvido com participação ativa de alunos do Curso Profissional de Apoio Psicossocial e combina componentes físicas e digitais. Entre os conteúdos incluem-se atividades práticas, materiais multimédia acessíveis através de códigos QR e uma maleta pedagógica com diversos materiais de apoio.

Segundo as entidades envolvidas, o manual destina-se a alunos, cuidadores formais e informais, promovendo a estimulação cognitiva e emocional, a inclusão e o apoio no cuidado de pessoas com demência. O conteúdo é bilingue, em português e espanhol, e adaptado à realidade dos dois países.

Apresentação pública decorre em Évora

A apresentação pública do kit pedagógico está marcada para as 10h00 do dia 2 de junho, na Escola Secundária Severim de Faria. A sessão contará com demonstração dos recursos desenvolvidos e participação de utentes da ERPI das Cáritas e da Casa João Cidade.

Mais notícias

Falhas informáticas no Hospital de Évora condicionam urgência e obrigam a acionar plano de contingência

O Serviço de Urgência Polivalente do Hospital do Espírito Santo de Évora encontra-se a...

Novo programa incentiva pintura das fachadas do centro histórico de Évora

A Câmara de Évora lançou um programa para incentivar a pintura das fachadas do...

Évora recebe pela primeira vez curso que liga biotecnologia aos desafios da agricultura mediterrânica

A Universidade de Évora acolhe, entre os dias 6 e 9 de julho, a...

PsiEquilibra promove oficina intergeracional sobre memória e emoções em Évora

A PsiEquilibra vai promover, no próximo dia 4 de julho, em Évora, a oficina...

Évora e Beja entre os distritos com maior quebra na criação de empresas até maio de 2026

Os distritos de Évora e Beja registaram algumas das maiores reduções na constituição de...

Évora prepara renovação do Centro Histórico com campanha de pintura de fachadas

A Câmara Municipal de Évora aprovou os princípios orientadores do programa “Casario Branco”, uma...

CIMAC apresenta Plano de Mobilidade Sustentável para aproximar populações no Alentejo Central (c/fotos)

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável...

Évora integra seminário nacional que assinala 40 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo

A Universidade de Évora vai acolher, em outubro de 2026, uma das sessões do...

Como a Cultura está a ganhar espaço na Saúde? Curso da Universidade de Évora mostra o caminho

A Escola de Artes da Universidade de Évora concluiu, no passado mês de maio,...

Mais visto