Projeto “Além Risco” quer plantar 3 mil árvores em Viana do Alentejo

Plantar árvores em Viana do Alentejo

Foi recentemente apresentado o projeto que pretende plantar no concelho de Viana do Alentejo 3 mil árvores, para combater as “Ilhas de calor”.

Foi apresentado em Viana do Alentejo, o Projeto Além Risco, que pretende plantar no concelho 3.000 árvores.

A sessão que teve como finalidade explicar à população a importância do projeto, contou com a presença do Presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, e do Coordenador Pedagógico do Projeto, Fernando Moital.

Financiado pelo EEA Grants, promovido pela Science Retreats e apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto pretende envolver os cidadãos na plantação de 50.000 árvores nos aglomerados urbanos do Distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criado, bem como reforçar a capacidade de adaptação da população local ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

Para o concelho de Viana, até janeiro de 2023, está prevista a plantação de 3.000 árvores, das quais 2.000 para plantar em articulação com o Município e as restantes 1.000 serão doadas a cidadãos, associações e entidades. Durante a sessão de apresentação foram entregues de forma simbólica árvores aos participantes.