Projeta-se uma Central Fotovoltaica, com mais de 116 mil painéis, para a zona de Pias (Serpa)

Central fotovoltaica

A GRS, um dos principais especialistas em EPC para a construção de centrais fotovoltaicas e de ligação à rede, vai desenvolver um projeto fotovoltaico Insua, localizado na região de Pias, no concelho de Serpa, no distrito de Beja, na sequência do acordo celebrado com a Chint Solar.

O acordo cobre o projeto detalhado de engenharia, construção e fornecimento de soluções de monitoramento solar.

O projeto fotovoltaico Insua foi recentemente adquirido pela empresa dinamarquesa Nordic Solar da empresa chinesa Chint Solar, que por sua vez encomendou à GRS a construção da usina de 48,5 MW. As obras na fábrica já começaram.

O projeto contará com 116.778 módulos, que produzirão aproximadamente 90.132 MWh / ano, energia suficiente para fornecer 25 mil residências. A produção da unidade evitará a emissão anual de 55.280 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao consumo gerado por cerca de 15.355 veículos.

A GRS destaca que com este novo projeto, a empresa reforça a sua posição na Europa, um dos mercados onde espera continuar a agregar projetos em 2021. “Para nós é especialmente importante consolidar a nossa posição na Europa e, em particular, em Portugal, um país em que queremos manter a nossa atividade, alinhando os nossos negócios com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030 da União Europeia ”, afirma Jordi García, Diretor de Operações da GRS.

A estimativa da empresa é que o Insua gere 50 empregos, considerando as fases de construção, operação e manutenção. A planta está programada para estar totalmente operacional no final de 2021.

Depois da aquisição da Chint Solar, a Nordic Solar tem mais de 500 projetos prontos para construção. Em Espanha, a empresa dinamarquesa possui uma central de 50 MWp em Segóvia, cuja entrada em operação está prevista para 2022.

A GRS é uma empresa especializada na construção de centrais solares fotovoltaicas e sua ligação à rede, com presença nos cinco continentes. Possui 104 usinas operando em todo o mundo, mais de 2 GW de potência instalada e 1 GW em desenvolvimento. Em O&M, GRS opera mais de 1,2 GW. A CHINT Solar é especializada na fabricação de módulos cristalinos e no desenvolvimento de projetos, financiamento, realização e operação de parques solares. Com mais de 6,5 GWp concluídos em todo o mundo, na Europa atua na Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Hungria e Polónia.