Domingo, Novembro 27, 2022
Pub

Programa de divulgação do mármore alentejano lançado na Milan Design Week

- Publicidade -
- Publicidade -

Duas associações do setor dos mármores lançaram, em Milão, o projeto “Line of Marble” que vai ajudar a promover o mármore alentejano.

Um programa de divulgação do mármore alentejano, intitulado “Line of Marble”, é hoje lançado na Milan Design Week (Itália), “o maior evento de design mundial direcionado para o mobiliário”, revelaram duas associações portuguesas de recursos minerais.

O “Line of Marble” desvenda, até sábado, em Milão, “uma coleção de objetos desenhados por nove ateliês nacionais e estrangeiros de design e arquitetura”, anunciaram as associações Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA) e Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR).

Em comunicado, estas entidades explicaram que os objetos da coleção têm como “ponto de partida o mármore alentejano e toda a beleza e versatilidade deste recurso natural milenar”.

“A coleção inclui uma linha de produtos e objetos funcionais de uso diário que vão ao encontro das necessidades do dia-a-dia, demonstrando as aplicações práticas que o mármore pode ter”, indicaram.

A apresentação do projeto conjunto das associações portuguesas de recursos minerais no Super Salone da Milan Design Week, em Itália, conta com a presença dos secretários de Estado da Economia, João Neves, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Entre os participantes no “Line of Marble” estão “arquitetos e designers consagrados e novos talentos”, tais como “Aranda Pigem (Vilalta Arquitectes), Sam Baron, Gabriel Tan, Marta Brandão, Noé Duchaufour-Lawrance, Samuel dos Santos, Soraia Gomes Teixeira, Toni Grilo e Paula Moucheira”.

“O envolvimento das empresas do setor e as relações criadas com os projetistas foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento” do projeto, segundo a vice-presidente executiva da ASSIMAGRA, Célia Marques, citada no comunicado.

Esta parceria permitiu também “o fortalecimento da relação do setor da pedra natural com o setor do design”, continuou.

A Milan Design Week, assim como o Super Salone, “são tidos como uma referência mundial para o setor da indústria do mobiliário, sobretudo na área do design”, afirmaram as associações.

E são a “montra ideal” para apresentar “as valências e a flexibilidade” do mármore e “o saber-fazer de várias gerações de empresas” do ramo em Portugal, acrescentaram.

“Escolhemos a Super Salone e a Design Week para esta apresentação por se tratar de uma referência e um palco privilegiado para mostrar a capacidade e versatilidade da indústria nacional, que é capaz de fazer diferente”, justificou a diretora executiva da ACPMR, Marta Peres, igualmente citada no comunicado.

Desta forma, é possível “aumentar o potencial de exportação e valorizar um produto de excelência português”, argumentou.

O projeto “Line of Marble”, promovido pela ACPMR, é cofinanciado pelo programa operacional regional Alentejo 2020 e conta com a colaboração da ASSIMAGRA na conceção e desenvolvimento, assim como dos estúdios MAETTONE e Formas de Pedra.

O apoio técnico para o fornecimento de pedra, produção e execução das peças está a cargo das empresas Airelimestones, Formas de Pedra, Magratex, Netostones, Moca Stone e Solubema e ETMA.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Assembleia Municipal de Marvão aprovou moção de censura ao presidente da câmara

A Assembleia Municipal de Marvão (Portalegre) aprovou, por maioria, uma moção de censura ao presidente da câmara (PSD), na sequência da decisão do Tribunal...

Ministro da Cultura destaca dimensão intergeracional do cante alentejano

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou hoje em Odemira, no distrito de Beja, a importância da dimensão intergeracional do cante alentejano,...