Professora da Universidade de Évora integra o Mission Board on Soil Health and Food

Uma professora da Universidade de Évora irá integrar o Mission Board on Soil Health and Food. Trata-se de Teresa Pinto Correia, Professora da Universidade de Évora e directora da recém-criada unidade de investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura Ambiente e Desenvolvimento.

Segundo a informação disponibilizada, “entre Março e Abril de 2019, e após meses de negociações entre a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu, foram acordados os termos do regulamento do concurso para Expressão de Interesse para membros dos cinco Mission Boards, que têm como principal missão ajudar a definir e implementar as missões para o primeiro período de programação do Horizonte Europa (2021-2027), o próximo Programa-Quadro de Inovação e Investigação (I&I).”

“O Horizonte Europa estrutura-se em três pilares complementares e interligados, sendo o Pilar I, “Ciência de Excelência”; o Pilar II, “Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia” e o Pilar III, “Europa Inovadora”. Para além dos três pilares, acresce ainda o Pilar Horizontal “Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação”.”, refere o comunicado enviado.

 

Mission Areas e Mission Boards

No âmbito do Pilar II – “Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia”, foram definidas Missões em temas transversais que garantam impacto socioeconómico e também parcerias europeias com a indústria e os Estados-Membros. Para cada uma das áreas foram definidas missões: Adaptation to Climate Change, including Societal Transformation; Cancer; Healthy Oceans, Seas, Coastal and Inland Waters; Climate-Neutral and Smart Cities e Soil Health and Food.

Ao concurso para integração dos Mission Boards, que esteve aberto até 11 de Junho, foram apresentadas 1969 candidaturas de todo o espaço europeu, tendo Teresa Pinto Correia sido seleccionada de entre os 215 candidatos ao Mission Board Soil Health and Food, composto por até 15 membros.