Produção de Hidrogénio no Alentejo volta a ser tema de webinário

Produção de Hidrogénio

Alentejo e Extremadura (ALEX) são duas regiões europeias ligadas pela sociedade, pelo território e as suas infraestruturas e, ainda, por uma iniciativa comum que se apelida por SoIH2 (Sudoeste Ibérico do Hidrogénio).

Em ALEX está-se a trabalhar de forma decidida para avançar rapidamente no caminho da Transição Ecológica. Esta, contempla o desenvolvimento e implantação da tecnologia do hidrogénio, iniciativa que permitirá mobilizar diversos instrumentos para promover um processo de desenvolvimento tecnológico – industrial que produza um impacto significativo na criação e na atração de empresas, com reflexo na criação de empregos à escala local e regional.

A curto e médio prazo, este Mix Renovável – Hidrogénio (MRH) deverá constituir um importante estímulo para o desenvolvimento de ALEX.

A iniciativa SoIH2 prossegue o objetivo de promover ações prospetivas e de animar projetos-piloto que permitam convertê-la, a longo prazo, num importante produtor e distribuidor de hidrogénio na Europa e na Península Ibérica, projetando as suas ações rumo à sociedade descarbonizada em 2050.

A IV Sessão, que ocorrerá em 20 de Outubro, entre as 10:00 a as 12:00 horas, sob a forma de webinário, pretende aprofundar a necessidade de dispor do tecido tecnológico adequado para um desenvolvimento global do hidrogénio: produção, certificados de origem, armazenagem, distribuição e usos finais. Em resumo, o novo ciclo de investimento promovido no âmbito da Transição Energética deve ser analisado e inserido no contexto socioeconómico, energético e tecnológico da macrorregião ALEX, como se lê no sítio web da Jornada SoIH2 (https://www.carex.es/jornadas-h2/es/inicio ) e onde os interessados se poderão inscrever para participar na sessão.

Na equipa de parceiros portugueses do SoIH2, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo lidera a organização da Jornada que conta ainda com a colaboração e participação da CCDR Alentejo e do Instituto Politécnico de Portalegre.