Previsão de trovoadas e chuva forte coloca todo o Alentejo sob aviso amarelo

Trovoada e chuva forte

A previsão de trovoadas e chuva forte coloca todo o Alentejo sob aviso amarelo nos próximos dias.

Todo o Alentejo vai estar sob aviso amarelo devido ao mau tempo (trovoadas e chuva forte) que se prevê para segunda e terça-feira.

O aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estará em vigor nos dias 13 e 14 devido à previsão de trovoadas frequentes e dispersas, bem como, devido a aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de rajadas fortes.

Segundo a informação disponibilizada pelo IPMA, entre os dias 13 e 16 de setembro, “devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água, prevê-se a partir de dia 13 e até dia 16, uma situação de muita instabilidade”.

“São expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária. Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, indicou o IPMA.

A instabilidade prevista “deverá ser mais severa nos dias 14 e 15”, acrescentando o IPMA que “adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima nos dias 13 e 14.”