Previsão de queda de neve coloca distrito de Portalegre sob aviso amarelo

Neve

Conforme já noticiamos, nas próximas horas as temperaturas vão descer, muito por culpa da depressão Dora.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os efeitos da depressão Dora no território continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 03 de dezembro, prolongando-se até ao início de sábado, dia 06, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 95 km/h nas terras altas com emissão de aviso Amarelo de Rajada Máxima para vários distritos.

Consequentemente, prevê-se também um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final de dia 03, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso Laranja de Agitação Marítima.

A esta depressão está também associada uma superfície frontal fria, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 03 e irá atravessar todo o território durante o dia 04, dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para o dia 4.

Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Neste sentido, entre as 12h e as 18 horas de sexta-feira, o distrito de Portalegre estará sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve cima da cota dos 600 metros. Prevê-se assim algumas perturbações causadas por queda de neve e formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve, abastecimentos locais prejudicados).