
Conforme já noticiamos, nas próximas horas as temperaturas vão descer, muito por culpa da depressão Dora.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os efeitos da depressão Dora no território continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 03 de dezembro, prolongando-se até ao início de sábado, dia 06, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 95 km/h nas terras altas com emissão de aviso Amarelo de Rajada Máxima para vários distritos.
Consequentemente, prevê-se também um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final de dia 03, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso Laranja de Agitação Marítima.
A esta depressão está também associada uma superfície frontal fria, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 03 e irá atravessar todo o território durante o dia 04, dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para o dia 4.
Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.
Neste sentido, entre as 12h e as 18 horas de sexta-feira, o distrito de Portalegre estará sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve cima da cota dos 600 metros. Prevê-se assim algumas perturbações causadas por queda de neve e formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve, abastecimentos locais prejudicados).