Presidente da República inaugura a 37ª Ovibeja, que este ano será em formato digital

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 22 de abril, pelas 10h, à sessão de abertura da 37ª Ovibeja, que este ano se realiza em versão digital. A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, por sua vez, presidirá ao encerramento no dia 23.

Com uma programação intensa, participação de expositores e uma boa dose de inovação e empreendedorismo, a edição deste ano da 37ª Ovibeja traz aos seus públicos “Todo o Alentejo deste Mundo”, numa plataforma online de livre acesso, quer por computador, quer através de dispositivos móveis.

No dia 22 de abril, a partir das 10h00, haverá uma reflexão em torno do tema “Sustentabilidade dos Sistemas Agro-Silvo-Pastoris” culminando com a apresentação do Centro de Competências sobre Pastoreio Extensivo. No mesmo dia, mas agendado para as 15h00, vai realizar-se uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade do Sector Vitivinícola do Alentejo”. A partir das 17h30, vai realizar-se o colóquio sobre “Olivicultura e Azeite. 

No dia 23 pelas 10h00, vai decorrer um webinar sobre “Investimentos no sector agrícola no âmbito da nova PAC” contando com participação da Gestora do PDR2020 e um representante da Comissão Europeia. Às 14h30 inicia-se novo debate sobre “A Utilização e Gestão de Perímetros de Rega Públicos – Experiências Europeias” que conta com oradores de três países: Portugal, Itália e Espanha. O último webinar tem hora marcada para as 16h30 e vai abordar a “Gestão do Regadio no perímetro do EFMA. Esta reflexão vai contar com a participação de representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao regadio e será encerrado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.