InícioÚltimasPresidente da associação de...

Presidente da associação de medicina familiar assume cargo na ULS Alentejo Central

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, é o novo diretor clínico para os cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central, disse à Lusa fonte do SNS.

Licenciado em Medicina pela Faculdade Medicina de Lisboa e pós-graduado em Administração de Unidades de Saúde pela Universidade de Évora, Nuno Jacinto, que cumpre um segundo mandato à frente da APMGF, vai dirigir a parte relacionada com os cuidados de saúde primários da ULS com sede em Évora.

Nuno Jacinto é especialista em Medicina Geral e Familiar e foi presidente do conselho clínico e de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Alentejo Central entre setembro de 2020 e julho de 2021.

A nova ULS Alentejo Central junta o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e o ACeS do Alentejo Central.

Salvaguardando que não é contra o novo modelo de organização do SNS em ULS, Nuno Jacinto mostrou-se sempre defensor de um modelo com um equilíbrio entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários.

“Devem ser criados mecanismos que permitem dar aos cuidados de saúde privados o peso que lhes é devido”, disse, em maio, Nuno Jacinto, em entrevista ao jornal especializado SaúdeOnline.

Como presidente da ULS mantém-se em funções o presidente do hospital, Vítor Fialho, avançou a mesma fonte.

Vítor Fialho é licenciado em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico, especializado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A região do Alentejo ficou totalmente coberta por ULS com as ULS Alentejo Central a juntar-se às unidades do Norte Alentejano, do Baixo Alentejo e do Litoral Alentejano.

A ULS do Alentejo Central, lê-se no decreto-lei do Governo publicado em novembro, terá natureza de entidade pública empresarial e a sua sede ficará no Largo do Sr. da Pobreza, em Évora, ou seja, no edifício do HESE.

As ULS integram numa mesma entidade os cuidados prestados pelos centros de saúde e pelos hospitais.

De acordo com o Governo, “cada ULS concentra a organização dos recursos humanos, financeiros e materiais, facilitando o acesso das pessoas e a sua circulação, em função das necessidades, entre os centros de saúde e os hospitais”.

Mais notícias

ULSLA cria ferramenta digital de passagem de turno para reforçar a segurança

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) desenvolveu uma ferramenta digital de...

Alentejo termina primeiro semestre de 2026 com quase 95 mil utentes sem médico de família

O Alentejo terminou o primeiro semestre de 2026 com 94.908 utentes sem médico de...

Eclipse total do Sol vai transformar o dia em noite em Portugal a 12 de agosto

Portugal vai assistir, a 12 de agosto, a um eclipse total do Sol. Durante...

Associação aponta que falta de profissionais limita hemodiálise no Alentejo e leva doentes a cancelar férias

A falta de profissionais de saúde especializados está a reduzir a capacidade de resposta...

ULS do Alentejo Central cria três núcleos de enfermeiros especialistas

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) avançou com a criação de...

Helena David conta no VÄLIDO Talks como transformou o amor pelos animais numa profissão

Helena David é a convidada do novo episódio do podcast VÄLIDO Talks, no qual...

Rastreio gratuito do cancro da mama decorre em Monforte entre 22 e 29 de julho

O rastreio gratuito do cancro da mama vai continuar no concelho de Monforte, entre...

Lista de espera para cuidados continuados no Alentejo recua no final do primeiro semestre

A lista de espera para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo...

CIMAA participa em conferência sobre compromissos para a saúde em Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participa, na próxima terça-feira, 7 de julho,...