InícioCulturaPresidência da associação gestora...

Presidência da associação gestora de Évora2027 decidida no dia 01 de julho

O presidente da associação que vai gerir a Capital Europeia da Cultura Évora2027 deverá ficar decidido na assembleia geral marcada para o dia 01 de julho, revelou hoje o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município alentejano, Carlos Pinto de Sá, indicou que o processo de escolha do dirigente “teve o seu caminho e terá, em princípio, a sua fase final nessa assembleia geral”.

“Não gostaria de me pronunciar publicamente antes da reunião da assembleia geral da associação”, respondeu o autarca, quando questionado pela Lusa sobre se há acordo em relação ao nome indicado pelo Governo para liderar a associação Évora2027.

A assembleia geral vai realizar-se a partir das 14:00 do dia 01 de julho nas instalações municipais situadas no largo Alexandre Herculano, em Évora.

Em reunião de câmara, no final de maio passado, o presidente da autarquia revelou que a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, lhe tinha comunicado o nome da pessoa que o Governo queria na presidência da associação.

Na altura, várias fontes ligadas à associação Évora2027 adiantaram à Lusa que o Governo tinha indicado para o cargo o nome de Maria do Céu Ramos, atual secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

A Lusa contactou então Maria do Céu Ramos, que se escusou a fazer comentários.

Hoje, o presidente da Câmara de Évora realçou que a assembleia geral também terá que decidir a escolha dos diretores financeiro e de comunicação, sem esclarecer se haverá decisões sobre essa matéria na reunião do dia 01 de julho.

Já para os cargos de diretor executivo e de diretor artístico, a seleção será feita através de um concurso público internacional.

“Este processo burocrático já se arrasta desde fevereiro devido à alteração do Governo, mas os trabalhos à volta da Capital Europeia da Cultura têm continuado a bom ritmo e têm sido dados passos significativos para a concretização do programa”, frisou.

O Estado, a Câmara de Évora e mais seis instituições, incluindo a FEA, que já faziam parte da comissão executiva da candidatura, são os fundadores da associação, cujo decreto-lei de criação foi publicado em Diário da República no final do ano passado.

A mesa da assembleia, que vai, para já, funcionar como comissão instaladora, é presidida pela Câmara de Évora e tem na vice-presidência a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e, como secretário, a Universidade de Évora.

Já a direção tem os cargos de presidente, que será escolhido por acordo entre Governo e município, e também de diretores executivo, artístico, comunicação e financeiro.

Évora foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2027 juntamente com Liepaja, na Letónia.

Com um total de cerca de 49 milhões de euros, a dotação financeira de Évora 2027 é composta por 15 milhões do Orçamento do Estado, 10 milhões de fundos europeus, quatro milhões do Turismo, cinco milhões para territórios envolventes e os restantes 15 milhões são subscritos pelo município e parceiros.

Mais notícias

Évora acolhe edição de 2026 do Summit GO4TRAVEL

Évora vai receber o Summit GO4TRAVEL 2026 entre os dias 13 e 15 de...

Liga 3 arranca este fim de semana com Lusitano de Évora em cena: Conheça o calendário

A Liga 3 Placard arranca este fim de semana, com a primeira jornada marcada...

Instituto Cultural de Évora promove fichas pedagógicas gratuitas sobre património e natureza

O Instituto Cultural de Évora (ICÉ) e o Repositório Pedagógico promovem o Ciclo de...

Homem procurado na Moldova por tráfico de seres humanos detido em Reguengos de Monsaraz

Um homem de 31 anos foi detido pela PSP em Reguengos de Monsaraz em...

Desemprego no Alentejo diminuiu 22,5% no primeiro semestre de 2026: conheça os dados por concelho

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego dos 47 concelhos do Alentejo...

PSP lança concurso de 875 mil euros para reabilitar edifício do Comando Distrital de Évora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou um concurso público, com o preço base...

O restaurante alentejano que acaba de receber uma distinção nacional

O restaurante Flor D’Amendoeira – Wine & Flavour, localizado na Quinta da Amendoeira, em...

O comboio já circula na Linha Évora/Caia, mas ainda em testes (c/fotos)

Os primeiros ensaios da ligação ferroviária entre Évora e Caia (Elvas) começaram com uma...

Governo confirma intervenção na Esquadra de Trânsito da PSP de Évora

O Governo confirmou que a Esquadra de Trânsito da Polícia de Segurança Pública de...