Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2023 atribuído a Ana Paula Amendoeira

A Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, recebeu, recentemente, o Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2023, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH)

Para além da Ana Paula Amendoeira, o referido prémio foi também entregue a Paula Teves Costa, anterior Presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos de Lisboa.

Segundo a informação que nos chegou, a deliberação da Direção da APMCH “pretende reconhecer a relevância da sua actividade prossional na defesa dos centros históricos e do património.”

Recorde-se que o Prémio Memória e Identidade foi instituído em Angra do Heroísmo no ano de 2012, e visa distinguir as personalidades que mais se destacaram nas áreas da salvaguarda e da valorização do património cultural, sob o lema “Transformar sem destruir, crescer sem devorar as raízes”.

Este prémio já foi entregue a José Saramago (2022), Helena Roseta (2021), Cláudio Torres (2020), Jorge Sampaio (2019), Alexandra Gesta e José Júlio Eloy (2018), António Ramalho Eanes (2017), Júlio Pomar (2016), Adriano Vasco Rodrigues e João dos Santos de Sousa Campos (2015), Frederico Mendes Paula e José Miguel Correia Noras (2014), José Augusto-França (2013) e Álvaro Siza Vieira (2012).

Mais notícias

Reguengos de Monsaraz prolonga comemorações do Dia Mundial do Turismo até novembro

O Município de Reguengos de Monsaraz está a assinalar o Dia Mundial do Turismo...

Projeto europeu provou em Évora coexistência entre património e transição energética

O projeto europeu POCITYF testou mais de 50 soluções inovadoras em Évora e Alkmaar,...

Câmara da Vidigueira relança processo de candidatura do Vinho de Talha à UNESCO, após “algumas incongruências”

A Câmara da Vidigueira está a relançar o processo de candidatura da Produção de...

Património Cultural abre processo para classificar conjunto da antiga estação da Rádio Marconi em Vendas Novas

O Património Cultural, I.P., determinou a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional...

CCDR reforça contactos no terreno para prevenir danos no património arqueológico do Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo está a reforçar o...

Eduardo Madeira apresenta “Grande Entre os Assassinos” em Portel a 3 de outubro

O humorista, ator e argumentista Eduardo Madeira apresenta o espetáculo "Grande Entre os Assassinos"...

CCDR defende mais sítios arqueológicos visitáveis e percursos no Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo defende a criação de...

Arqueólogo Rui Mataloto defende mais trabalho no terreno para valorizar património megalítico do Alentejo

O arqueólogo Rui Mataloto defende que o trabalho de identificação do património megalítico deve...

Estado está “totalmente empenhado” na candidatura de Vila Viçosa à UNESCO, afirma secretário de Estado da Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, afirmou este sábado, 26 de setembro,...