Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano com modalidade de texto narrativo

Prémio Literário Hernani Cidade

O Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), tem como tema “E se o céu me caísse em cima…” e conta com a modalidade de texto narrativo, foi hoje divulgado.

A iniciativa, com inscrições abertas até 29 de outubro, homenageia a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila alentejana de Redondo, e incentiva a criatividade literária entre jovens e adultos, disse o município.

A edição deste ano do prémio vai atribuir aos três primeiros classificados, respetivamente, 750, 375 e 250 euros, segundo a organização.

Além disso, o regulamento prevê a atribuição de três prémios infantojuvenil destinados a concorrentes dos 14 aos 17 anos, assim como menções honrosas.

Cada participante pode concorrer apenas com um trabalho e os prémios serão entregues a 04 de dezembro, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.