InícioAlentejoPreços da habitação sobem...

Preços da habitação sobem no Alentejo e Alentejo Litoral ultrapassa média nacional

O preço da habitação no Alentejo continua a acompanhar a tendência de subida registada em todo o país, com destaque para o Alentejo Litoral, que no 3.º trimestre de 2025 apresentou valores acima da média nacional.

O preço da habitação no Alentejo continua a acompanhar a tendência de subida registada em todo o país, com destaque para o Alentejo Litoral, que no 3.º trimestre de 2025 apresentou valores acima da média nacional.

De acordo com as Estatísticas de Preços da Habitação ao Nível Local, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço mediano das 41 117 casas transacionadas em Portugal fixou-se em 2 111 euros por metro quadrado, o que representa um aumento de 16,1% face ao mesmo período de 2024.

No Alentejo, o relatório evidencia um crescimento significativo no número de transações, particularmente no Alto Alentejo, que registou uma subida homóloga de 33,3%, uma das maiores variações do país.

Alentejo Litoral acima da média nacional

Entre as sub-regiões com preços mais elevados, o Alentejo Litoral destacou-se por apresentar um valor mediano de 2 128 euros por metro quadrado, superando o referencial nacional.

Esta sub-região registou também uma taxa de crescimento homóloga de 16,8%, acima da média nacional, posicionando-se entre os territórios com maior valorização do mercado habitacional.

Nas transações realizadas por compradores com domicílio fiscal em território nacional, o Alentejo Litoral voltou a ultrapassar a média do país, com um preço mediano de 2 135 euros por metro quadrado.

Subidas em todas as sub-regiões do Alentejo

O INE indica ainda que todas as sub-regiões do país registaram aumentos de preços, incluindo as várias áreas do Alentejo. No ranking nacional, o Alto Alentejo surge com um valor mediano de 748 euros por metro quadrado, enquanto o Alentejo Central e o Baixo Alentejo apresentaram valores intermédios, abaixo da média do país.

Apesar de preços inferiores aos registados em Lisboa ou Algarve, o crescimento das transações e a valorização homóloga mostram que o mercado imobiliário alentejano mantém uma evolução positiva.

Mercado nacional continua em alta

No contexto nacional, os preços mais elevados continuam concentrados em Lisboa, Cascais e Oeiras, com valores acima dos 4 000 euros por metro quadrado.

O relatório sublinha que o aumento do preço mediano ocorreu em todas as 26 sub-regiões NUTS III, refletindo uma tendência generalizada de subida do mercado imobiliário em Portugal.

Dados baseados em transações oficiais

O INE explica que estas estatísticas resultam do cruzamento de dados administrativos da Autoridade Tributária e Aduaneira, com base em informações do IMT e IMI, permitindo avaliar o preço mediano por metro quadrado das habitações vendidas.

Mais notícias

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Villa Extramuros encerrou em Arraiolos e vai dar lugar a habitação

A Villa Extramuros, unidade de turismo em espaço rural situada em Arraiolos, encerrou definitivamente...

Start Campus admite criar “mini-aldeia” temporária em Sines para alojar trabalhadores

A Start Campus admite criar uma “mini-aldeia” temporária em Sines, com alojamento e serviços,...

Investidor ligado à CALB avança com empreendimento de 53M€ em Vila Nova de Santo André

Um investidor internacional, identificado pelo Jornal de Negócios como sendo a empresa chinesa CALB,...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...

ACM reserva terreno na ZILS para instalar refinaria de antimónio em Sines

A futura refinaria de antimónio da ACM – Alchemy & Critical Metals, Lda., prevista...

Engexpor assume gestão da construção da fábrica de baterias da CALB em Sines

A Engexpor vai assumir a gestão de construção, supervisão e coordenação de segurança e...

Start Campus admite impacto no data center de Sines devido a litígio entre EDP e Governo

A Start Campus admite que o Sines Data Center Campus possa vir a ser...