Segunda-feira, Setembro 26, 2022
Pub

Precisa de umas luzes sobre energia e eficiência energética?

- Publicidade -
- Publicidade -

É melhor desligar a luz para a voltar a acender de seguida, ou deixá-la acesa? Gasta mais, ou menos, deixar o aquecedor ligado o dia todo numa temperatura média? Agora que o tempo frio está a chegar, é altura de pensar na eficiência energética da sua casa e de esclarecer alguns mitos que circulam por aí.

Afinal, porque é que é preciso poupar energia? Além de ajudar a poupar a carteira também ajuda o planeta. A eletricidade é produzida em centrais que geram energia elétrica. Apesar de já se começarem a utilizar energias renováveis, a maior parte da energia elétrica é produzida com recurso a energias fósseis, como o carvão, o petróleo, ou o gás natural, cuja extração e utilização provoca a libertação de gases tóxicos para a atmosfera.

Ao pouparmos eletricidade e energia em casa estamos também a permitir a redução de emissões desses gases para a atmosfera.

Para o ajudar a começar a poupar energia, desvendamos aqui alguns factos e mitos sobre a sua utilização:

“A poupança de energia e a eficiência energética são a mesma coisa”

Esta afirmação é MITO. Apesar de ambas as expressões se referirem a um menor gasto de energia, a forma de reduzir é diferente. Poupar implica mudar de hábitos e passar a ter atenção a ações como desligar a luz ao sair de uma divisão. Já a eficiência energética implica alterar objetos ou utensílios para outros que consumam menos energia, como por exemplo instalar lâmpadas Led.

“As lâmpadas LED são mais económicas e ecológicas”

Verdadeiro. As lâmpadas LED são 12 vezes mais eficientes que as convencionais pois duram mais tempo e consomem menos energia. Além disso não utilizam mercúrio na sua constituição o que faz com que depois de gastas e descartadas não contaminem o ambiente.

“Deixar o aquecimento ligado todo o dia a uma temperatura média gasta menos.”

É MITO. Se acha que a receita para gastar menos, deixar a casa quente e até ajudar o ambiente, é pôr esta ideia em ação, desengane-se. Para conservar uma boa temperatura numa divisão, manter o aquecedor ligado durante muitas horas não é o mais benéfico pois, gasta muita energia, uma vez que o calor se vai dissipando e perdendo. Se não está na divisão ou se estiver a dormir, desligue o equipamento.

“Com o aquecimento global, diminuirá a necessidade de isolamento térmico das casas e edifícios”

Não é verdade. O aquecimento global não significa uma subida agradável das temperaturas, mas sim uma maior instabilidade climática tanto no verão como no inverno. Assim, optar pelo isolamento térmico de portas e janelas continua a ser a melhor forma de conservar energia dentro de casa, e, por isso, esta afirmação é um MITO.

“A máquina do café desligada não gasta energia”

Atenção a este MITO: todos os equipamentos eletrónicos que ficam ligados à corrente continuam a consumir energia elétrica. Apesar de não estarem em funcionamento, se se mantiverem ligados à tomada há equipamentos que consomem o mesmo que em utilização. Por isso não se esqueça, retire-os da ficha.

“Se vou voltar a uma divisão de seguida não vou apagar a luz para voltar a ligar”

Acredita que desligar as luzes por breves instantes e voltar a ligá-las consome mais energia do que o contrário? Olhe que é MITO. Desligar as luzes não implica consumo, por isso, sempre que sair de uma divisão, mesmo que as luzes sejam LED, carregue no interruptor. 

Agora que já sabe mais sobre poupança de energia comece a melhorar os seus hábitos em casa. Se está à procura de um guia prático para uma casa mais sustentável, pode ler mais dicas aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Hospital de Évora é primeiro em Portugal com novo equipamento de ressonância magnética

O hospital de Évora dispõe de um inovador equipamento de ressonância magnética, o primeiro a ser instalado em Portugal, que permite prestar melhores cuidados...

Secretário-Geral do PSD em Vila Viçosa para jantar com militantes

Um ano após a realização das eleições autárquicas, o Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, estará hoje, segunda-feira, 26 de setembro, em Vila Viçosa. Hugo Soares...