Praias fluviais no Alentejo: Veja quando começa a época balnear em cada local

Calendário das zonas balneares interiores varia por concelho, com Alqueva a concentrar várias praias identificadas para 2026.

A época balnear de 2026 nas praias fluviais do Alentejo arranca de forma faseada entre o final de maio e meados de junho, com a maioria das zonas balneares a manter-se em funcionamento até meados de setembro, de acordo com uma Portaria dos Ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente e Energia, publicada em Diário da República.

Abertura faseada entre maio e junho

As primeiras aberturas estão previstas para o final de maio, casos da Tapada Grande, em Mértola, e da Praia do Lago, em Moura, ambas com início a 30 de maio e término a 13 de setembro. Na mesma data arranca também a época balnear em Santa Clara, no concelho de Odemira, prolongando-se até 30 de setembro .

Já no início de junho, entram em funcionamento praias como Azenhas d’El Rei, em Alandroal, e Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, ambas com época definida entre 1 de junho e 13 de setembro .

A partir da primeira quinzena de junho, a maioria das restantes zonas balneares inicia atividade. É o caso de Albergaria dos Fusos, em Cuba, com abertura a 6 de junho e encerramento a 20 de setembro, e das praias do Alqueva (Amieira, Alqueva e Oriola, no concelho de Portel) que começam a 10 de junho e terminam a 13 de setembro .

No mesmo período, entram também em funcionamento Cinco Reis, em Beja, e a praia fluvial de Mourão, ambas com início a 13 de junho e fim a 13 de setembro .

Alqueva concentra várias zonas balneares

A albufeira de Alqueva reúne várias praias fluviais identificadas na portaria, distribuídas por diferentes concelhos, com calendários semelhantes e centrados entre junho e setembro. Entre estas estão Amieira, Alqueva e Oriola, a que se junta a praia de Monsaraz, no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz .

Duração varia consoante a localização

A maioria das praias fluviais do Alentejo encerra a época balnear a 13 de setembro, embora existam exceções. A praia de Albergaria dos Fusos prolonga-se até 20 de setembro, enquanto Santa Clara apresenta o período mais alargado, até 30 de setembro .

Condições dependem da vigilância e do nível da água

De acordo com o diploma, a qualificação como praia de banhos depende da existência de assistência a banhistas durante o período definido.

A portaria indica ainda que as águas balneares interiores podem apresentar condicionantes temporárias, nomeadamente associadas à variação do nível da água em albufeiras, o que pode influenciar a utilização destas zonas ao longo da época balnear .

Mais notícias

Governo reformula apoios à formação de jovens e associações juvenis com criação de Academia de Desenvolvimento

O Governo criou a Academia de Desenvolvimento Juvenil, uma estrutura gerida pelo Instituto Português...

Governo cria concurso de 5M€ para reestruturar vinhas com prioridade para produtores afetados pelos temporais

O Governo criou um período excecional de candidaturas aos apoios para reestruturação e conversão...

Governo abre apoio de 5 milhões para viticultores afetados pelas intempéries

O Governo aprovou um período excecional de candidaturas ao regime VITIS, destinado aos viticultores...

Fixar preços dos combustíveis é medida de “último caso”, diz ministra do Ambiente

A ministra do Ambiente e Energia defendeu hoje que a fixação dos preços dos...

Ministra do Ambiente garante que água que EDP reivindica em Sines é “propriedade do Estado”

A ministra do Ambiente garantiu hoje que a tomada de água em Sines que...

Governo autoriza passagem de conduta por 40 parcelas para obra de 1,57 milhões em Aljustrel

O Governo declarou a utilidade pública da constituição de uma servidão administrativa sobre 40...

Governo altera regras dos apoios do PEPAC para jovens agricultores, apiários, regadio e desenvolvimento rural

O Governo alterou as regras de acesso, execução, controlo e pagamento de vários apoios...

Ligação entre Tejo e Guadiana não é “a primeira prioridade”, diz ministra do Ambiente

A eventual ligação entre as bacias hidrográficas do Tejo e do Guadiana não é...

Governo aprova linha de 1,5 mil milhões para construir e reabilitar 50 mil casas

O Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovaram uma linha de crédito...