Power&Sol investe 16,7 milhões para construir central solar no concelho do Crato

O concelho do Crato, no distrito de Portalegre, poderá em breve vir a ter uma central fotovoltaica, num investimento que ascende aos 16,7 milhões de euros.

Este investimento da empresa Power&Sol, Energias Renováveis, S.A, prevê a construção de uma central fotovoltaica e respectiva ligação à rede, cuja finalidade é a produção de energia eléctrica através da utilização de energia solar.

Esta nova central será instalada numa parcela de terreno com 125 ha, localizada na União de Freguesias do Crato e Mártires.

A Central Solar de Crato será fundamentalmente composta por geradores solares, rede interna subterrânea de média tensão, subestação e edifício de comando, com áreas de escritórios e armazém. Tendo em conta a dimensão da instalação, as distâncias a percorrer e a minimização das perdas, optou-se por dotar o projecto com rede interna, de ligação dos vários geradores, a 30 kV.

Será também construída uma linha eléctrica (16 km) de 60 kV para ligação à linha eléctrica São Vicente – Arronches que, por sua vez, fará a ligação à Subestação de Arronches. Está prevista uma produção anual de 34,5 GWh/ano.