Posto da Docapesca na Carrasqueira (Alcácer do Sal) vai ser requalificado

Carrasqueira

O posto de vendagem de pescado situado junto à aldeia da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ser alvo de uma intervenção de requalificação a iniciar já este ano.

A garantia foi dada pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, à deputada socialista Clarisse Campos durante a audição regimental ao ministro do Mar, que decorreu na passada semana, na Assembleia da República.

A secretária de Estado lembrou que as instalações se situam em território pertencente à Herdade da Comporta e em zona com restrições de âmbito ambiental, onde apenas são permitidas estruturas amovíveis. Assegurou, no entanto, que este ano há condições para avançar com a colocação de dois novos contentores, que constituirão o primeiro passo para melhorar a higiene e a segurança nas transações de pescado ali efetuadas.

Para que na Carrasqueira possa ser atribuído o número de controlo veterinário, o investimento necessário é de 200 mil euros, num processo que provavelmente se prolongará por mais dois anos.

A deputada do PS eleita pelo distrito de Setúbal referiu que “o posto de vendagem da Carrasqueira, embora de pequena dimensão, é de grande importância para a comunidade piscatória local”.

Paralelamente, Clarisse Campos enalteceu “o trabalho que a tutela, através da Docapesca, tem desenvolvido na valorização do peixe português, com numerosas ações, quer do ponto de vista dos procedimentos de segurança e qualidade, nomeadamente com a certificação de lotas, quer no que toca à melhoria dos espaços onde se processa a recolha, armazenamento e venda de pescado”.