Portugal venceu concurso internacional “The Blue Business Plan Competition”

Concors em que a ADRAL foi parceira

“The Blue Growth Elevator Pitch Competition” decorreu no passado dia 22 de outubro, constituindo um momento público e oficial de apresentação de 17 pitchs de ideias de negócio, na área do crescimento azul, originários de 9 regiões mediterrânicas, de 7 países europeus (França, Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Croácia e Espanha).

Este evento, para além de ter sido presidido por um corpo de jurados de especialistas internacionais contou, na assistência, com responsáveis da DG MARE.

A iniciativa consubstancia o desafio final do concurso de ideias de negócio para o crescimento azul: “The Blue Business Plan Competition”, desenvolvido no âmbito do projeto INTERREG MED MISTRAL https://mistral.interreg-med.eu/fr/  , à escala europeia e nacional.

Os dois finalistas, da edição portuguesa deste concurso de ideias de negócio, venceram esta competição internacional, dando provas da sua determinação e da consistência das suas ideias de negócio, obtendo as seguintes distinções honrosas:

VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO “The Grand Prix”: Frank Neumann

Projeto: SUBTROPHI – visa promover soluções para aquicultura de macroalgas e bivalves em mar aberto, através de submersão dos cultivos em condições adversas.

VENCEDORA DO PRÉMIO ELOQUÊNCIA “The Prize for Eloquence”: Ana Portada

Projeto: OCEANÁRIO XR – visa criar experiências virtuais para ajudar pequenos e graúdos a viver o mundo aquático sem efetivamente mergulhar.

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, foi o parceiro MISTRAL responsável pelo concurso de ideias em Portugal, com a parceria associada da CCDR Alentejo e a parceria local da Câmara Municipal de Sines.

Numa primeira fase, este concurso visou selecionar as melhores ideias de negócio no setor do crescimento azul. Para o efeito, abriu candidaturas e promoveu apoio especializado aos empreendedores selecionados, durante uma semana intensiva, através de workshops e ações de mentoria, com apoio especializado do Sines Tecnopolo.

Após essa fase, foram escolhidas as 5 melhores ideias de negócio, que apresentaram publicamente os seus pitchs, a 24 de setembro de 2020. O júri de especialistas deste evento distinguiu as 2 melhores ideias de negócio para o crescimento azul. Os dois vencedores nacionais representaram Portugal na final internacional e venceram novamente.