InícioÚltimasPortugal registou 264 mortes...

Portugal registou 264 mortes em excesso na última semana devido ao calor

Portugal continental registou 264 mortes em excesso no período de alerta de calor, iniciado há uma semana, mais 21,2% face ao previsto, sobretudo nos maiores de 75 anos e na região Norte, revelam hoje dados da DGS.

“Na sequência do alerta de período de tempo quente que teve início a 25 de julho de 2025, foi detetado um excesso de mortalidade, observando-se 264 óbitos em excesso em Portugal Continental”, refere a Direção-Geral da Saúde em comunicado.

Conforme estimativas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), estes números correspondem “a um excesso relativo” de mais 21,2% face ao esperado, entre 26 e 30 de julho de 2025, sobretudo no grupo etário com 75 ou mais anos de idade e na região Norte do país.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista uma subida acentuada das temperaturas em todo o território continental nos próximos dias, com valores que deverão atingir ou superar os 40°C em várias regiões de Portugal Continental, sobretudo no fim de semana.

A DGS alerta que “as temperaturas muito elevadas do ar, como as que se têm verificado nos últimos dias (máximas e mínimas), têm um impacto negativo conhecido na saúde, como consequência de desidratação ou de descompensação de doenças crónicas, entre outros fatores, especialmente entre os mais idosos”.

Salienta que elevadas temperaturas do ar estão, geralmente, associadas a períodos de mortalidade mais elevada do que o esperado para a altura do ano (excesso de mortalidade).

À data de hoje, o índice ÍCARO para Portugal Continental – calculado pelo INSA e que estima o impacto das temperaturas do ar na mortalidade – antecipa um efeito muito significativo da temperatura na mortalidade durante o período de tempo quente, em particular nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Face à situação atual, a DGS, em articulação com a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) e com as estruturas locais, tem coordenado a ativação dos planos de contingência, de acordo com as avaliações de risco efetuadas.

Em paralelo, a DGS refere que tem intensificado, nos últimos dias, a comunicação com a população através de diversos meios e plataformas, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar para as recomendações a adotar em períodos de temperaturas extremas.

“Não obstante todos os esforços de mitigação do impacto do calor na saúde, é esperado um período de excesso de mortalidade nos grupos etários mais velhos”, salienta.

A autoridade de saúde reforça a importância de que toda a população, e em especial os grupos mais vulneráveis – como pessoas com doenças crónicas, pessoas idosas, crianças, grávidas, indivíduos que exercem atividades profissionais ao ar livre, pessoas em situação de sem-abrigo ou em isolamento social – adote as recomendações da DGS, disponíveis no seu ‘site’.

A DGS refere que irá manter o acompanhamento da situação de forma permanente, atualizando a informação sempre que necessário.

Mais notícias

Fenómeno “El Niño” já começou, vai até 2027 e deve ser forte – IPMA

As temperaturas no oceano Pacífico já estão em fase “El Niño” e devem continuar...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Ministra do Ambiente diz que novo Rossio de São Brás vai ajudar Évora a adaptar-se ao calor

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou, esta terça-feira, em...

Lista de espera para cuidados continuados no Alentejo recua no final do primeiro semestre

A lista de espera para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo...

CIMAA participa em conferência sobre compromissos para a saúde em Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participa, na próxima terça-feira, 7 de julho,...

Calor: Castro Verde com locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Castro Verde, no distrito de Beja, disponibilizou “espaços seguros e climatizados”...

Calor: Reguengos de Monsaraz abre multiusos para oferecer “proteção térmica” à população

A Câmara de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, vai abrir o pavilhão...

Novo regime pode levar centros de inspeção a concelhos de baixa densidade

O Governo aprovou um novo regime para os centros de inspeção automóvel que pode...

Calor: Câmara de Aljustrel disponibiliza locais climatizados para apoio à população

A Câmara de Aljustrel, distrito de Beja, disponibilizou vários locais climatizados, espalhados pelas cinco...