Portos de Sines e do Algarve e da Guiné-Bissau estabelecem cooperação

As administrações dos portos de Sines e do Algarve e da Guiné-Bissau estabeleceram uma parceria que prevê o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais no domínio da atividade portuária, foi hoje revelado.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) explicou que o protocolo de cooperação com a Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) foi assinado esta quarta-feira.

O acordo foi assinado em Sines, no distrito de Setúbal, pelo presidente da APS, José Luís Cacho, e pelo diretor-geral da APGB, Félix Bulutna Nandungue.

A parceria “enquadra-se no relacionamento histórico e cultural” entre os dois países e materializa-se “na cooperação existente” através da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), no âmbito marítimo-portuário, referiu a APS. 

No âmbito do protocolo, estão previstas permutas de informação e intercâmbios técnicos, através da realização de estágios, consultadoria técnica e formação, com a participação de profissionais das duas entidades.

“O reforço da imagem do Porto de Sines junto da comunidade marítimo-portuária é um vetor importante da estratégia da APS, pelo que ações como esta contribuem para reforçar a notoriedade” desta infraestrutura “no contexto internacional, particularmente nos portos da lusofonia”, destacou ainda a APS.

Veja também:

Comissão de Utentes de Sines reclama reforço do Serviço de Finanças

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines, no distrito de Setúbal, exigiu...

OE2027 prevê medidas para reforçar o abastecimento de água à zona industrial de Sines

A proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027) prevê o desenvolvimento de um...

Prisão preventiva para três suspeitos de tráfico de droga em Odemira e Sines

O Tribunal Judicial de Odemira determinou hoje a prisão preventiva dos três homens detidos...

Odemira recebe este fim de semana etapa decisiva do Nacional de Surf Sub-18

A Praia do Malhão, no concelho de Odemira, recebe este fim de semana, 10...

Porto Covo: Nove toneladas de resíduos recolhidos nas praias transformados em 350 peças de arte

Cerca de nove toneladas de resíduos recolhidos nas praias do Parque Natural do Sudoeste...

GNR apreende quase quatro toneladas de cocaína em Odemira e Sines

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu cerca de quatro toneladas de cocaína e deteve...

Sines: Manifestação contesta cais militar e projetos no Litoral Alentejano

O III Encontro por Justiça Social e Ambiental reuniu mais de 100 pessoas em...

António Vitorino defende multilateralismo em palestra em Sines

António Vitorino defendeu o diálogo entre Estados, a cooperação e o respeito pelo Direito...

Ex-presidente do Porto de Sines lança livro sobre a reinvenção dos portos portugueses

José Luís Cacho, antigo presidente do Porto de Sines, lançou o livro O Despertar...