Sábado, Janeiro 18, 2025

Porto de Sines e Univ. de Évora acolhem primeira conferência sobre transição digital nos portos marítimos

O Porto de Sines e a Universidade de Évora acolhem a primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, um evento que terá lugar entre 10 e 13 de dezembro de 2024.

A iniciativa surge no âmbito da Agenda Nexus, com a organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e da Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED e o MED&Chang.

Ao longo de quatro dias, a conferência vai reunir especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas como plataformas colaborativas de dados abertos, inteligência artificial, terminais e portarias inteligentes, logística inteligente, 5G, cibersegurança, transição energética e capacitação.

O evento combinará o debate académico com a aplicação prática de soluções inovadoras, criando um espaço de troca de conhecimentos que visa promover a transformação digital e sustentável dos portos.

A Agenda Nexus, financiada pelo PRR, é uma agenda de inovação liderada pela APS, que conta com uma rede de 35 parceiros representativos de toda a cadeia logística. O seu objetivo é o desenvolvimento de 28 produtos e serviços inovadores, com o foco na descarbonização do corredor logístico servido pelo Porto de Sines.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Autárquicas 2025: Gonçalo Naves é candidato do movimento MAIS à Câmara de Sines

O vereador eleito pelo MAIS, Gonçalo Naves, de 28 anos, vai ser o candidato deste movimento independente à Câmara...