Quinta-feira, Março 28, 2024

Portel: “O montado é todo um ecossistema que importa preservar”, disse ministra na Feira do Montado (c/fotos)

- Pub -

Com cerca de 200 expositores, arrancou esta quarta-feira, mais uma edição da Feira do Montado, em Portel, no distrito de Évora.

Um certame, que decorre até ao próximo domingo, contribui de forma decisiva para uma maior visibilidade do Montado em todas as suas dimensões e que pretende valorizar e promovendo o Montado como instrumento estratégico de desenvolvimento.

No ato de inauguração do certame esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo, a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, entre outras entidades locais e regionais.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, referiu que “neste evento está aqui o montado todo representado, nas suas várias vertentes, desde a cabra serpentina, o porco alentejano, mas depois também as atividades turísticas, a biodiversidade e todas as outras atividades económicas que têm vindo a crescer em torno do montado”.

Trata-se de uma feira em que apostamos na qualidade dos expositores, que apresentam os mais variados produtos, mas sempre com alguma ligação ao montado”, destacou o autarca.

Já para a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, “o que se está a inaugurar em Portel é uma feira de grande importância para a preservação do Montado e que depois da pandemia regressa com uma nova dinâmica e é claramente uma promoção das atividades económicas que giram em torno do montado”.

Esta feira é um absolutamente fundamental, pois, o montado é todo um ecossistema que tem um valor económico, social e ambiental que importa preservar”, afirmou a governante.

Já sobre a mensagem que trouxe a Portel, Maria do Céu Antunes, disse que “quis trazer dar a conhecer os instrumentos que temos disponíveis e com aqueles que vamos implementar a partir de Janeiro do próximo ano, através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, pois, vamos continuar a valorizar o montado, com as suas especificidades e os seus produtos, para que seja de facto o fator de desenvolvimento para este território e para o nosso país”.

Fique de seguida com as imagens da inauguração, numa reportagem de Hugo Calado:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Politécnico de Beja promove XIV Seminário Ibérico de Psicogerontologia

O Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja acolhe o XIV Seminário Ibérico de Psicogerontologia, VII...