Portel: A nova praia fluvial de Alqueva “traz ganhos para toda a região”, diz o Autarca

Presidente de Portel

Foi inaugurada, esta quarta-feira, uma nova praia fluvial no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo destacou o fato de “esta praia ter todas as condições para ser mais um sucesso no nosso concelho e neste grande Lago Alqueva”.

O autarca explicou que o projeto da nova praia envolveu um investimento de “cerca de 600 mil euros”, referindo que o valor da obra subiu 200 mil euros em relação ao “inicialmente previsto”, que era de 400 mil, acrescentando que “julgo que o financiamento está bem aproveitado e é um projeto muito simbólico nesta freguesia de Alqueva que deu nome à barragem.”

Já sobre a importância deste equipamento para a região, José Manuel Grilo salienta que “com este tipo de equipamento o que se pretende é valorizar principalmente o Alentejo”, acrescentando que as praias “contribuem para o desenvolvimento turístico do concelho e do Alentejo” e este projeto “traz ganhos para toda a região e para os concelhos ‘banhados’ pelo lago Alqueva”.

Sobre a lotação da praia, o edil revela que “com as regras da pandemia, esta praia até agora tem uma capacidade de 500 utilizadores e no pós pandemia não haverá lotação especifica”.

Tentámos também tornar a praia acessível para pessoas com mobilidade reduzida e tentámos eliminar todos os obstáculos e temos ainda equipamentos adaptados, como andarilhos, cadeiras de banho, espreguiçadeiras especiais e vamos ter ainda uma cadeira de rodas elétrica todo-o-terreno, e assim somos a primeira praia com este tipo de equipamento”, revelou o edil.

Situada a cerca de um quilómetro da aldeia de Alqueva, a nova praia, construída numa “baía da barragem”, tem 150 metros de areal com vigilância, além de bar, balneários, casas de banho e equipamentos de apoio, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida.