InícioAlentejoAlentejo CentralPonto d’Orvalho abre candidaturas...

Ponto d’Orvalho abre candidaturas para projecto geopoético dirigido a jovens alentejanos

The Traveling Light destina-se a 15 jovens dos 15 aos 20 anos, naturais ou residentes no Alentejo. A participação é gratuita e as candidaturas decorrem até 30 de Julho.

A Associação Ponto d’Orvalho abriu candidaturas para o The Traveling Light, projecto geopoético desenvolvido no âmbito de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, dirigido a jovens naturais ou residentes no Alentejo.

A iniciativa destina-se a 15 participantes entre os 15 e os 20 anos e propõe um percurso de quase um ano no montado alentejano, com expedições, laboratórios artísticos e criação colectiva. A participação é gratuita e inclui deslocações, alojamento e refeições previstas no programa.

As candidaturas estão abertas até 30 de Julho de 2026, através do site pontodorvalho.org.

Caminhar, observar e criar a partir da paisagem

O The Traveling Light é desenvolvido em parceria com o escritor e geopoeta italiano Davide S. Sapienza e é liderado e comissariado por Joana Krämer Horta, directora artística do Ponto d’Orvalho.

Inspirado no conceito Vagar, tema central de Évora_27, o projecto propõe a paisagem como espaço de criação, convidando os jovens a caminhar, observar, escutar e escrever o território enquanto prática artística.

Ao longo do programa, os participantes vão desenvolver um projecto colectivo que será apresentado publicamente no Festival Ponto d’Orvalho, em Maio de 2027, e na conferência de encerramento, em Évora, no mês seguinte.

Segundo a organização, não é exigida experiência artística prévia, sendo apenas necessária “curiosidade, disponibilidade para experimentar e vontade de descobrir novas formas de habitar a paisagem”.

Programa decorre entre Setembro de 2026 e Junho de 2027

O percurso começa em Setembro de 2026, com uma expedição imersiva de seis dias pelo Alentejo Central, incluindo visitas a projectos do território e acompanhamento de Davide S. Sapienza.

Entre Outubro de 2026 e Fevereiro de 2027, estão previstos quatro laboratórios artísticos mensais com Maja Escher, Yasmine Ostendorf-Rodriguez, Davide S. Sapienza e Raquel Castro. Em Março de 2027, decorrerá ainda um workshop com o Domingo Club.

A apresentação pública do trabalho terá lugar em Maio de 2027, no Montado do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, seguindo-se, em Junho, a conferência final em Évora.

Os laboratórios decorrem em articulação com a Academia do Vagar – Évora_27 e serão abertos ao público mediante inscrição.

Festival regressa em Setembro ao Montado do Freixo do Meio

O The Traveling Light é o projecto central da 5.ª edição do Ponto d’Orvalho, que regressa nos dias 12 e 13 de Setembro de 2026 ao Montado do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo.

Esta edição marca também uma alteração no formato do festival, que a partir de 2027 passa a ter periodicidade bienal, culminando numa edição alargada em Maio de 2027, em colaboração com Évora_27 – Capital Europeia da Cultura.

O Ponto d’Orvalho é um festival multidisciplinar que cruza arte, ecologia e comensalidade, integrando residências artísticas, concertos, performances, caminhadas, conversas e refeições partilhadas.

Mais notícias

Depósito ilegal de resíduos em Évora: Responsável identificado na Malagueira

Um caso de depósito ilegal de resíduos em Évora foi detetado pela Câmara Municipal...

Évora recebe exposição de pintura de Jerónima no âmbito da geminação com Chartres

A cidade de Évora vai receber, entre 26 de agosto e 24 de setembro,...

Fundação Eugénio de Almeida realiza workshop «Ser Voluntário» sobre voluntariado

A Fundação Eugénio de Almeida realizou mais uma edição do workshop «Ser Voluntário», uma...

PSP de Évora recupera cão furtado na Quinta do Conde duas semanas depois

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Évora recuperou, na quinta-feira, 13 de agosto,...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

Violência doméstica: Homem detido em Évora por maus-tratos à ex-companheira perante filho

Um homem de 44 anos foi detido pela PSP em Évora por alegada violência...

Rede de Ecopistas do Alentejo Central: Financiamento do Turismo de Portugal pode reduzir, mas projeto mantém-se

A candidatura da Rede de Ecopistas do Alentejo Central — Grande Rota do Montado...

Skate, BMX e parkour poderão ter novo espaço municipal em Évora

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, uma proposta dos vereadores do PSD...

Homem detido por agressões à companheira perante filhos em Évora

Um homem de 40 anos foi detido pela PSP em Évora e ficou em...