InícioEconomiaPolo da Escola de...

Polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre deverá abrir em 2026 na zona central do Alentejo

Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá entrar em funcionamento, em 2026, num concelho da zona centro do Alentejo, com o objetivo de reforçar a formação dos profissionais do setor, no contexto da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027.

Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá entrar em funcionamento, em 2026, num concelho da zona centro do Alentejo, com o objetivo de reforçar a formação dos profissionais do setor, no contexto da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027.

A informação foi avançada pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que revelou ao Jornal ODigital.pt que estão a decorrer conversações com o Turismo de Portugal e com a entidade que gere as instalações onde o polo poderá vir a ser instalado.

Segundo o responsável, o processo deverá ficar estabilizado durante o primeiro trimestre de 2026, permitindo que as primeiras ações de formação dirigidas à CEC tenham início em março desse ano.

Formação como resposta aos grandes eventos

Em declarações ao Jornal ODigital.pt, José Manuel Santos explicou que esta iniciativa resulta da necessidade de reforçar a intervenção da única escola da rede pública do Turismo de Portugal existente no Alentejo, localizada em Portalegre. «Nós temos uma escola da rede pública do Turismo de Portugal em Portalegre, mas precisamos de reforçar a intervenção desta escola na região», afirmou.

O presidente da entidade regional sublinhou que o Alentejo enfrenta dois projetos de grande impacto turístico num curto espaço de tempo. «Temos dois grandes projetos com grande impacto turístico na região: a Capital Europeia da Cultura 2027, em Évora, e a Cidade Europeia do Vinho, no Baixo Alentejo, já em 2026», referiu.

Nesse sentido, está a ser equacionada a instalação de um polo numa zona central da região, que permita uma maior proximidade aos principais destinos turísticos. «A ideia é termos um espaço situado no centro do Alentejo, próximo dos principais polos turísticos, onde existe maior concentração de hotéis e restaurantes, que possa proporcionar cursos de formação para profissionais», explicou.

Localização em estudo entre Évora e Alvito

José Manuel Santos confirmou que estão a ser analisadas várias hipóteses de localização, sem ainda uma decisão final. «Estamos a estudar o eixo entre Évora e Alvito e a identificar possíveis localizações para a instalação desse polo», revelou ao ODigital.pt, acrescentando que o Turismo de Portugal já manifestou concordância com esta estratégia.

O objetivo passa por criar um equipamento de proximidade, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, que permita reforçar a capacidade de formação junto dos profissionais do turismo no Alentejo Central.

Recursos humanos no centro da estratégia turística

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo defendeu que a qualificação dos profissionais é determinante para o sucesso da região enquanto destino turístico. «De nada serve termos muitos investimentos, muitos projetos e estarmos a reforçar a promoção, se não investirmos nos nossos recursos humanos», afirmou.

José Manuel Santos sublinhou ainda que «as pessoas do turismo são imprescindíveis para a qualidade do produto e para a qualidade do turismo do Alentejo», considerando que a formação será decisiva para o acolhimento dos visitantes que chegarão à região em maior número em 2027.

Projeto municipal e centro de acolhimento em Évora

Paralelamente à criação do polo formativo, José Manuel Santos revelou que um projeto liderado pela Câmara Municipal de Évora obteve um financiamento de 110 mil euros para criar e dinamizar programas de capacitação e apoio a guias turísticos, comércio tradicional, hotelaria e restauração.

Está igualmente prevista a criação de um centro de acolhimento a turistas em Évora, no edifício onde funcionou o Museu do Artesanato e Design, com um investimento global de 1,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O denominado Welcome Centre Évora deverá abrir ao público no início de 2027, funcionando como porta de entrada dos turistas durante a Capital Europeia da Cultura e mantendo-se em atividade como centro de acolhimento do destino após esse período.

Mais notícias

Projeto europeu quer acelerar transformação digital das empresas do Alentejo

As pequenas e médias empresas do Alentejo vão ser abrangidas por um novo projeto...

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Turismo no Alentejo continua assente sobretudo nos visitantes nacionais

O turismo no Alentejo continua a depender sobretudo dos visitantes nacionais. Segundo as “Estatísticas...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Quinta da Asneira, em Montemor-o-Novo, integra rede Small Portuguese Hotels

A Quinta da Asneira, localizada em Montemor-o-Novo, passou a integrar a rede Small Portuguese...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...