Politécnico de Portalegre com um crescimento de 61% no número de vagas ocupadas na 1ª fase

Politécnico de Portalegre

Conforme avançamos no passado domingo, mais de 1850 novos estudantes foram colocados no Alentejo, na 1ª fase de acesso ao ensino superior.

Nesta fase de acesso o Politécnico de Portalegre foi a instituição de ensino superior público com o maior crescimento relativo, crescendo 61% comparativamente ao ano passado.

De acordo com os dados divulgados, os 352 estudantes agora colocados no Politécnico de Portalegre, nesta primeira fase, correspondem a uma ocupação global de 60% das vagas apresentadas a concurso.  No cômputo geral, há a destacar a ocupação total (ou praticamente total) de vagas de um número significativo de cursos e um crescimento generalizado na procura das licenciaturas ministradas em Portalegre e Elvas.

A situação inversa acontece nos dois cursos de regime pós-laboral que, nesta fase do concurso nacional, não registaram qualquer colocado, mas que, como vem sendo habitual, contam já com uma taxa de ocupação relevante, por via de outros regimes de ingresso, nomeadamente do concurso de natureza local para candidatos Maiores de 23 anos.

Ao número de estudantes agora colocados nas licenciaturas, nesta primeira fase do CNAES, há a somar as colocações através de outros regimes de ingresso – candidatos provenientes dos concursos especiais, principalmente de CTeSP, de M23 e de Estudantes Internacionais – que perfazem já mais de 500 estudantes. 

O Politécnico de Portalegre aguarda ainda o términus de alguns destes concursos locais e especiais, bem como a segunda e terceira fases deste concurso nacional, cujos resultados vamos conhecer durante o mês de outubro.

As matrículas da primeira fase do CNAES iniciam-se esta segunda-feira, dia 28 de setembro, em formato online. Para garantir as adequadas medidas de segurança, a que a pandemia obriga, apenas em casos excecionais o processo acontecerá presencialmente. No site do Politécnico de Portalegre, em www.ipportalegre.pt, estão disponíveis todas as diretrizes.