Piscinas de Évora reabrem após obras de requalificação de quase 500 mil euros

As piscinas municipais de Évora, um dos complexos mais antigos do país, com mais de 50 anos, reabrem na sexta-feira, após dois anos de obras de requalificação que envolveram um investimento total de quase 500 mil euros.

Segundo divulgou hoje o município, a empreitada, desenvolvida durante “o encerramento forçado provocado pela pandemia” de covid-19, implicou “uma intervenção de fundo no sistema de recirculação de água de transbordo dos tanques ao ar livre”.

A chamada “Casa da Mata”, situada no interior do complexo de piscinas, também foi remodelada, com apoio do programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), na sequência de uma candidatura da autarquia.

As obras incluíram a substituição de quase a totalidade da relva existente, correspondendo a cerca de seis mil metros quadrados, além da criação de novas zonas de calçada, junto aos chapinheiros e ao tanque de saltos e no acesso à “Casa da Mata”.

Este edifício, assinalou o município, está agora “adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e, com a nova calçada, o acesso está facilitado”.

Outra das áreas beneficiadas foi a antiga zona das bancadas, que passou a estar disponível para os utentes a frequentarem novamente.

A criação de uma zona para espreguiçadeiras e a instalação de equipamentos desportivos na zona relvada e de uma parede de escalada para crianças até aos 12 anos foram outras as intervenções.

O complexo das piscinas municipais de Évora foi inaugurado em 05 de setembro de 1964.

Veja também:

Évora recebe Prémios de Boas Práticas de Voluntariado a 14 de outubro

A Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai...

BE formaliza queixa-crime após tentativa de arrombamento da sede em Évora

O Bloco de Esquerda formalizou hoje uma queixa-crime na Polícia Judiciária (PJ) contra desconhecidos...

Investigadores da Universidade de Évora em ‘rankings’ internacionais

Os investigadores da Universidade de Évora (UÉ) Soumodip Sarkar, Marta Laranjo, Miguel Bastos Araújo...

Atleta eborense regressa ao pódio nacional de FootGolf na categoria +55

Pedro Brito, atleta eborense que representa o Grupo União Sport, conquistou o terceiro lugar...

Universidade de Évora estuda como tornar os rebanhos mais resilientes ao calor

Quando o calor aumenta, as ovelhas procuram sombra, reduzem a atividade e passam menos...

Vice-presidente da CCDR acredita que BIALE pode afirmar-se a nível nacional

A Bienal Internacional do Alentejo (BIALE) tem condições para se afirmar como uma referência...

Câmara de Évora garante apoio à BIALE e defende cultura como instrumento de governação

A Câmara Municipal de Évora manifestou disponibilidade para continuar a apoiar a Bienal Internacional...

Universidade de Évora quer receber exposições e residências artísticas da BIALE

A Universidade de Évora pretende acolher exposições e residências artísticas no âmbito da terceira...

Bienal Internacional do Alentejo prepara expansão a quatro cidades e admite continuidade após 2027

A Bienal Internacional do Alentejo (BIALE) vai alargar a sua programação a Estremoz, Évora,...