Domingo, Maio 12, 2024

Peça de cortiça é símbolo de projecto ecológico português que chegou hoje à 24.ª Conferência da Partes, na Polónia

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Um cocho de cortiça, é o símbolo do projecto português que chega hoje a Katawice, cidade polaca que recebe este ano a 24.ª Conferência da Partes, a Convenção-Quadro das Nações Unidas para as alterações climáticas.
O projeto COP by Electric Car que partiu do Terreiro do Paço em Lisboa no passado dia 3 de Dezembro, foram recebidos na COP24 – 24ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, bem como por Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e Ana Teresa Perez, Vice-Presidente da mesma entidade.
Este projecto foi a Katawice levar a mensagem da importância da transição para uma mobilidade sustentável e de uma mudança de comportamentos que levem ao cumprimento do não aumento da temperatura média global acima dos 2ºC, a equipa COP by Electric Car partiu de Lisboa com um cocho de cortiça, como símbolo do projecto, que será entregue aos representantes da cidade polaca de Katowice.
Segundo a informação que nos chegou, durante estes oito dias de viagem, a pegada carbónica está a ser calculada em tempo real, tanto para o desempenho do carro, como para as escolhas dos três passageiros em termos de alimentação e alojamento. No total, até Berlim, e faltando o último troço entre esta cidade e Katowice, a pegada carbónica da alimentação dos três elementos da equipa COP by Electric Car foi de 56 kg de CO2. A pegada de água da alimentação foi de 39.008 L de água. No alojamento (banhos e descargas de autoclismos), os três membros da equipa utilizaram 1.424 L de água.
Relativamente ao desempenho do Kia e-Niro, os 3.192 km percorridos representam um total de 129 kg de CO2, sendo estas emissões indirectas resultantes das emissões associadas à produção de electricidade nas respetivas redes. O consumo médio de electricidade do veículo foi de 17 kW/100km e a velocidade média da viagem foi de 72 km/h, tendo sido gastos um total de 38 horas e meia em carregamentos (cerca de 14 horas em carregamentos diurnos e 24 horas e meia em carregamentos nocturnos).

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