Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Pavilhão Gimnodesportivo de Alandroal inaugurado 17 anos depois: «Finalmente» (c/fotos)

- Pub -

O Pavilhão Gimnodesportivo em Alandroal foi inaugurado na manhã deste sábado, depois de 17 anos em obras.

Uma obra que iniciou em 2007, mas que foi interrompida em 2009 tendo sido «abandonada» pela empresa que a estava a levantar, segundo Tomé Laranjinho, diretor do Agrupamento de Escolas, aos jornalistas.

Ainda em jeito de cronologia, o diretor esclareceu que em 2011 o antigo pavilhão, que «não tinha as mínimas condições», foi encerrado pelo Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Alandroal que «proibiu a prática desportiva».

«Desde 2011 que, para praticarmos alguma atividade física, tínhamos um campo exterior que podíamos utilizar quando o tempo permitia», acrescentou.

Agora, este novo equipamento municipal tem marcações de voleibol, basquetebol, futsal e andebol: «Qualquer uma destas modalidades pode ser aqui realizada».

«Espero que agora seja bem utilizado e que sirva para toda a gente, para a comunidade escolar e para a comunidade do Concelho do Alandroal», destacou o diretor, complementando que «penso que que até tem dimensões para competições nacionais e internacionais».

Em relação ao “atraso” das obras, Tomé Laranjinho declarou que «temos de analisar toda a situação do país» em 2009.

«Tivemos a recessão e depois tivemos a Troika», explicou, dizendo ainda que «houve aqui um arrastar de situações, ou porque o Ministério da Educação não tinha dinheiro para contribuir outra vez, ou porque não havia fundos comunitários».

Desta forma, «quando se conseguiu juntar tudo, aí a obra apareceu».

Assim, a escola que terá cerca de três hectares, terá agora os mesmos «à nossa disposição e dos nossos alunos».

Uma conclusão que agrada o diretor, já que «foram 14 anos a olhar para chapas amarelas».

Contudo, vincou que não se trata de uma vitória do próprio, mas sim uma «vitória de todos aqueles que se juntarem, que uniram esforços e que bateram as portas».

«É uma vitória de todos e principalmente da comunidade, que tem agora um pavilhão à sua disposição», concluiu.

Já João Grilo, presidente do município, realçou o sentimento de «grande satisfação» face à conclusão do projeto.

«Acabamos por ver o trabalho concretizado, ao fim de muitos anos, muitos esforços em diferentes momentos, sempre sem nunca desistir», sublinhou o autarca.

Trata-se de um sentimento de que «vale a pena todos os sacrifícios, para concretizar aquilo que que é a ambição das populações».

O presidente reiterou ainda que se sente feliz pela sua contribuição para a «renovação total do Parque Escolar do Concelho do Alandroal».

«Estivemos na conclusão do Centro Escolar de Santiago Maior, desbloqueamos a obra e ele foi colocado à disposição das pessoas. Planeámos e deixámos financiado o polo escolar de Terena», esclareceu.

No entanto, o edil alandroalense compreende que esta renovação tem dois pontos «de extrema importância».

Primeiro, «que todos os alunos do concelho do Alandroal tenham as mesmas oportunidades e a mesma qualidade de equipamentos de qualquer ponto do país».

Depois, «que estes equipamentos funcionem também como fator de atratividade para novas populações».

Nesta lógica de atração de pessoas para o concelho, João Grilo reforçou que é necessário «ter boa saúde, boa educação, boas comunicações».

«É nisso que apostamos para continuarmos a atrair famílias que não eram nossos munícipes, mas que decidem mudar de vida e viver connosco», terminou.

Anteriormente, em declarações a’ODigital, João Grilo afirmou que se trata de um investimento superior a um milhão de euros.

De seguida, fique com a foto-reportagem, de Hugo Calado, da inauguração do equipamento.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Borba/Acidente: Responsável técnico diz que não houve violação de regras de segurança na pedreira

O então responsável técnico da empresa arguida no caso da derrocada de uma estrada em Borba, no distrito de...