Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia concluiu projeto europeu “Recycling Business Models”

PACT

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia concluiu projeto europeu “Recycling Business Models” com todos os objetivos propostos alcançados

Recentemente teve lugar a sessão das PACT Talks sobre “Simbiose Empresarial em Parques de Ciência e Tecnologia”, que encerrou, por parte do PACT, o Projeto “Recycling Business Models” (RBM), financiado pelo Quadro Horizonte 2020 (INNOSUP-05).

O projeto, com início em outubro de 2019, tinha como objetivo criar uma metodologia e uma estratégia para impulsionar a criação de novas oportunidades de negócio para PME e a criação de novas empresas, com base na revalorização de resíduos, equipamentos e sua reintegração no ciclo de vida das empresas localizadas em Parques de Ciência e Tecnologia.

Foram 15 meses atípicos, devido à situação sanitária que se instalou, mas os objetivos propostos pelo consórcio, constituído pelo Parque Tecnológico de Andaluzia (Espanha), Johanneberg Science Park (Suécia) e PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (Portugal), foram alcançados.

Durante o projeto, foram concebidos dois manuais que têm como objetivo guiar as empresas no caminho de se tornarem mais verdes: 1) manual sobre boas práticas de Economia Circular em Parques de Ciência e Tecnologia e 2) manual sobre oportunidades de Economia Circular para PME e empresas. Os documentos estão disponíveis em https://www.pact.pt/site/recycling-business-models-rbm/ , onde será também disponibilizado em breve um terceiro manual, sobre o estado da Economia Circular entre as PME nos Parques de Ciência e Tecnologia e sugestões para a criação de ciclos fechados.

Durante a implementação do projeto, percebeu-se que a maioria dos Parques de Ciência e Tecnologia ainda se encontram numa fase inicial no que diz respeito à adoção de uma estratégia de Economia Circular. Conscientes da importância desta nova abordagem, os parques centram-se principalmente em campanhas de sensibilização para o seu público-alvo, assim como na conceção e implementação de projetos nacionais e internacionais, com iniciativas-piloto para testar aplicações de Economia Circular que possam ser implementadas nestes locais.