Palácio dos Condes de Avillez em Portalegre classificado monumento de interesse público

O Governo classificou como monumento de interesse público (MIP) o Palácio dos Condes de Avillez, em Portalegre, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).

O palácio, situado na Praça da República, é também designado por Antiga Casa da Família Avillez ou Antigo Solar dos Avillez, sendo reconhecido pelos painéis de azulejos do século XVIII e pela sua escadaria.

Depois de ter acolhido os antigos serviços do Governo Civil, o Palácio dos Condes de Avillez é atualmente utilizado pela PSP.

A proposta para a classificação MIP partiu da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em julho de 2020.

De acordo com a portaria publicada hoje em DR e assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o Palácio dos Condes de Avillez faz parte de “um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII”, que se inscrevem na malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou nas suas imediações.

Na portaria é recordado que o palácio foi construído por iniciativa de “uma das mais importantes famílias” da cidade, num “espaço urbano já nobilitado”, tendo a sua construção contribuído para a “reorganização” urbanística desta zona limítrofe do núcleo antigo.

“O programa arquitetónico do edifício, onde o Barroco se alia já ao Neoclássico, é bem revelador do estatuto da família fundadora, integrando soluções como os torreões laterais da fachada, que citam, embora em resolução vernacular, aqueles do Palácio de Mafra”, pode ler-se na portaria.

No documento é ainda descrito que, no interior do edifício, destacam-se a escadaria central, que participa, com o átrio e os salões nobres, dos “espaços de aparato” do palácio, e o conjunto de painéis de azulejos do século XVIII que os decoram, “de grande efeito cénico”.

Veja também:

Universidade de Portalegre desenvolve projeto para regenerar solos no Alentejo

A Universidade Politécnica de Portalegre (UPP) está a desenvolver o projeto coverPLUS para regenerar...

Baja Portalegre 500 reúne 314 inscritos, incluindo 56 jovens na Mini Baja

A 40.ª edição da bp Ultimate Baja Portalegre 500 conta com 314 inscritos nas...

Baja Portalegre 2026: GNR reforça segurança e anuncia cortes de trânsito

A Baja Portalegre 500 de 2026 vai provocar interdições de trânsito na sexta-feira, 16...

PCP alerta que “prosseguem as políticas de isolamento” no distrito de Portalegre

O PCP alertou hoje que “prosseguem as políticas de isolamento” social e económico no...

Obras no Tribunal de Portalegre suspensas “por força” da revisão do projeto, segundo Governo

A empreitada de remodelação e ampliação do Palácio da Justiça de Portalegre está “suspensa...

PSP detém três homens em Portalegre por falsificação, arma proibida e mandado judicial

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve três homens no distrito de Portalegre, entre...

PSP detém homem de 26 anos com faca borboleta em Portalegre

Um homem de 26 anos foi detido pela PSP na madrugada de sábado, 10...

Baja Portalegre 500 arranca quinta-feira com 441 inscritos, o número mais elevado em 20 anos

A 40.ª edição da bp Ultimate Baja Portalegre 500 vai reunir 441 participantes, entre...

Vice-presidente da CCDR acredita que BIALE pode afirmar-se a nível nacional

A Bienal Internacional do Alentejo (BIALE) tem condições para se afirmar como uma referência...