InícioAlentejoBaixo AlentejoOurique relança obra de...

Ourique relança obra de mais de meio milhão de euros para responder à falta de habitação social

O Município de Ourique reabriu, no passado dia 4 de fevereiro, o concurso público para a empreitada de reabilitação de um edifício municipal situado na Avenida 25 de Abril, com vista à criação de quatro fogos de habitação social de tipologia T2.

O Município de Ourique reabriu, no passado dia 4 de fevereiro, o concurso público para a empreitada de reabilitação de um edifício municipal situado na Avenida 25 de Abril, com vista à criação de quatro fogos de habitação social de tipologia T2.

O procedimento anterior ficou deserto, levando a autarquia a atualizar o valor base da empreitada para 525.671,75 euros, mantendo-se o prazo de execução de 12 meses.

O edifício é propriedade do município e a intervenção prevê a reabilitação e alteração do imóvel, permitindo a criação de dois fogos no rés-do-chão e dois no primeiro piso.

Projeto integrado na Estratégia Local de Habitação

Este investimento enquadra-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Ourique, aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito da Medida 1.2 – Reforço da oferta de habitação social municipal para a população mais desfavorecida.

De acordo com o município, a operação visa reforçar e diversificar a oferta de habitação em regime de renda apoiada, contribuindo simultaneamente para a reabilitação urbana do território.

Financiamento ainda não garantido

Apesar de, nesta fase, a empreitada não contar com financiamento do Estado Português ou da União Europeia, a autarquia indica que serão desenvolvidos esforços para que o projeto venha a beneficiar de apoio público ou comunitário, ao abrigo dos instrumentos de financiamento disponíveis.

Prazo para entrega de propostas

O prazo para apresentação de propostas decorre até ao dia 19 de fevereiro de 2026, nos termos definidos no procedimento concursal agora reaberto.

Mais notícias

Projeto residencial com 168 casas em Sines recebe financiamento de 1,95 milhões de euros

A plataforma espanhola de financiamento colaborativo imobiliário Wecity concluiu uma operação de 1,95 milhões...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Pagamentos em atraso da Câmara de Évora quase duplicaram em 2025

Os pagamentos em atraso da Câmara Municipal de Évora quase duplicaram em 2025, passando...

Villa Extramuros encerrou em Arraiolos e vai dar lugar a habitação

A Villa Extramuros, unidade de turismo em espaço rural situada em Arraiolos, encerrou definitivamente...

Ourique leva cante alentejano ao Panteão Nacional com concerto do GeraCante

O Panteão Nacional, em Lisboa, recebe este sábado, 4 de julho, o concerto de...

TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo

O projeto TerrAlimenta 2.0 quer criar uma bacia alimentar sustentável no Baixo Alentejo, aproximando...

Câmara de Ourique vai reabilitar antiga Segurança Social para criar quatro habitações

A Câmara Municipal de Ourique vai reabilitar o antigo edifício da Segurança Social, situado...

Autarca de Ourique Marcelo Guerreiro é novo presidente do PS do Baixo Alentejo

O autarca Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, venceu na sexta-feira as eleições...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...