Os benefícios da informática no setor da construção

Informatica

O setor da construção civil e também os projetistas conseguem ter grandes vantagens com a informatização do setor. Embora esta tenha sido feita ao longo de vários anos, nos últimos cinco anos tem-se assistido a uma transformação ainda maior.

Isto porque, à medida que a tecnologia avança, algo que tem sido bastante maior nos últimos anos, as empresas começam-se a adaptar-se a esta nova realidade. Softwares com o Revit, muito utilizado na arquitetura e no desenho de várias plataformas, tem tido grandes e profundas atualizações.

A criação de um site

Qualquer empresa de construção civil ou mesmo um escritório de arquitetos, se não tiverem um site ficam com muito pouca visibilidade. A criação de um site e a divulgação desse site nas redes sociais é fundamental para a empresa ser conhecida.

Por exemplo, no caso da construção civil, através das redes sociais podem ser partilhadas informações sobre o projeto que estão a fazer, algumas fotografias que podem ser interessantes, etc.

Desta forma, a criação de um site faz com que a empresa esteja mais pesquisável da internet, e as redes sociais atualizam o estado da empresa.

Ajuda informática no setor da construção

Programas como o AutoCAD são fundamentais na criação de uma infraestrutura informática de relevo, que possa dar resposta tecnológica aos problemas do dia a dia.

O AutoCAD é uma ferramenta indispensável, com constantes atualizações e que permite não só trabalhar no seu computador como colaborar com outras pessoas que precisem de colocar notas ou fazer alterações ao seu projeto. Os custos de licenciamento são facilmente suportáveis considerando a mais valia que o software dá, bem como o tempo que é ganho a fazer qualquer projeto. 

Diferenciar-se pela positiva

No mercado competitivo no setor da construção, as empresas devem reinventar-se para prestar outro tipo de serviços. Por exemplo, uma empresa de construção civil pode “oferecer-se” para tratar de pequenas coisas como por exemplo tarefas administrativas de ligar a água ou eletricidade, apenas para poupar trabalho ao cliente final. Neste caso, é um trabalho que demora pouco tempo, mas que é valorizado pela pessoa que não quer perder tempo a tratar dessas coisas, o cliente final que fica certamente agradecido.

Ou seja, pegando neste exemplo, qualquer coisa ou tarefa que uma empresa possa fazer para se tornar diferente, vai ser sempre apreciada pelos seus clientes.

É a inovar as coisas se transformam de forma positiva e que os clientes aparecem, fazendo da empresa uma empresa de sucesso!