Oficinas de cante alentejano e ioga promovem sucesso escolar em Ourique

Aulas de cante alentejano e ioga estão ser promovidas junto de alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho de Ourique (Beja) no âmbito de um projeto da câmara para fomentar o sucesso escolar.

O projeto, intitulado “À Descoberta do Saber – Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”, integra duas novas oficinas de apoio ao estudo, explicou hoje à agência Lusa da vereadora da Educação, Ana Martins.

Uma das oficinas, focada na Expressão Artística, ministra as aulas de cante alentejano em todas as freguesias do concelho, “com um caráter regular semanal”, e a outra está centrada na Estimulação Sensorial.

“Sendo o cante [alentejano] uma característica nossa, achamos por bem que as crianças tenham acesso a estas nossas raízes e a esta expressão artística”, argumentou a vereadora.

Já a Oficina de Estimulação Sensorial propõe sessões quinzenais de ioga e de meditação para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo de todas as freguesias, para que as crianças tenham mais “concentração em sala de aula”.

“Se uma criança estiver estável, calma e equilibrada, toda a aquisição de conhecimentos que irá fazer será muito mais fácil”, observou Ana Martins.

Do anterior ano letivo, mantém-se a Oficina de apoio ao estudo para os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico nas freguesias de Garvão, de Ourique e de Santana da Serra.

Estas oficinas pretendem combater as “dificuldades que as crianças têm relativamente à escola e à matéria que está a ser lecionada”, sendo os próprios professores a “encaminhar as crianças que têm mais dificuldades” para esta resposta, adiantou a vereadora.

O projeto “À Descoberta do Saber – Planos e Projetos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” está a ser desenvolvido pelo município de Ourique em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ourique.

Trata-se de um investimento de cerca de 150 mil euros, com cofinanciamento do Fundo Social Europeu (FSE), através do programa operacional Alentejo 2020.

“Estamos a tentar combater os casos [de insucesso escolar] que existem, quer por um contexto familiar, quer por um contexto de não adaptação ao ensino escolar”, justificou Ana Martins.

Segundo a vereadora, “o sucesso do percurso educativo” das crianças do concelho “é um pilar fundamental” para a autarquia, daí o trabalho realizado em parceria “com a comunidade escolar”.

“Através de todas estas parcerias e atividades tentamos chegar junto de quem tem mais dificuldades” e “promover um trabalho mais próximo”, referiu.

Mais notícias

Com presunto e Cante na bagagem, Ourique é município convidado da Feira de São Francisco em Redondo

Ourique é o município convidado da edição de 2026 da Feira de São Francisco,...

UCI Alentejo Gravel regressa a Ourique a 25 de outubro e dá acesso ao Mundial de 2027

Ourique volta a receber, este mês, o UCI Alentejo Gravel, uma prova internacional de...

Trânsito condicionado na EN264 em Santana da Serra (Ourique) até 9 de outubro

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 264 (EN264), na freguesia de Santana da Serra,...

Bebé nasce em ambulância dos Bombeiros de Odemira a caminho do Hospital de Beja

Um menino nasceu na madrugada de domingo, 27 de setembro, numa ambulância dos Bombeiros...

Quercus defende revisão do projeto do Parque Eólico do Mira no Alentejo

A Quercus deu parecer desfavorável à instalação de 22 aerogeradores de grande porte nos...

Incêndios: Mais de 100 operacionais combatem fogo no concelho de Ourique

Um incêndio em mato, pasto e eucaliptos, que deflagrou hoje à tarde no concelho...

Ourique: Incêndio perto de Santana da Serra mobiliza meios aéreos e cerca de uma centena de operacionais

Um incêndio deflagrou na tarde desta quarta-feira, dia 23 de setembro, perto de Santana...

Proteção Civil de Ourique recebe veículo de comando tático adquirido por 92 mil euros

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourique passou a dispor de um novo...

Romaria de Nossa Senhora da Cola regressa a Ourique nos dias 7 e 8 de setembro

A Romaria de Nossa Senhora da Cola realiza-se nos dias 7 e 8 de...