Odemira acolhe exposição do Festival Sete Sóis Sete Luas dedicada a Saramago

“Saramago Mediterrâneo” é a designação da exposição de artes plásticas, de homenagem ao escritor, que pode ser visitada em Odemira (Beja), até 16 de novembro, integrada no Festival Sete Sóis Sete Luas naquela vila.

A exposição internacional itinerante, dedicada ao escritor José Saramago e ao romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, inclui trabalhos de 41 artistas de Marrocos, Cabo Verde, Itália, Portugal, Espanha e França, países que integram a rede Sete Sóis Sete Luas. 

“Esta exposição partiu do sentimento que liga o festival ao grande escritor português e é uma homenagem ao seu pensamento, às suas ideias, à sua poética”, explicou a organização do festival, citada num comunicado da Câmara de Odemira.

Para a exposição, patente desde esta semana no Espaço CRIAR, os promotores desafiaram os “artistas (pintores, escultores, fotógrafos) dos vários países da rede cultural” a conceberem “uma obra inspirada em Saramago” e no seu romance “Ensaio sobre a Cegueira”.

Uma história que “se tornou ainda mais atual com o aparecimento nas nossas vidas da emergência originada pela covid-19”, sustentaram.

“A cegueira de que fala Saramago é uma epidemia contagiosa, um beco sem saída, e nas entrelinhas é revelada uma análise bem lúcida acerca da natureza humana, que nos parece falar sobre nós próprios”, sublinhou a organização.

A ligação do festival com o escritor José Saramago remonta a 1992, “altura em que o escritor cedeu a um grupo de jovens estudantes os direitos da edição italiana do livro ‘O Ano de 1993’”, tendo sido nomeado presidente honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O nome do festival baseou-se num dos seus romances, “Memorial do Convento”, a partir dos personagens Baltazar (Sete Sóis) e Blimunda (Sete Luas), que se associam ao sonho do Padre Bartolomeu de Gusmão de construir a primeira máquina voadora, a passarola, que é usada como símbolo do projeto.

A mostra em Odemira marca o encerramento da edição deste ano do certame na vila alentejana.

Veja também:

GNR detém homem e mulher por tráfico de droga no concelho de Odemira

Um homem de 39 anos e uma mulher de 36 anos foram detidos pela...

Professor em Odemira transforma memórias do pai no romance “O Menino Marceneiro”

Miguel Correia, professor de Filosofia e Psicologia na Escola Secundária de Odemira, apresentou o...

Projeto-piloto de 500 mil euros para controlo de javalis abrange quatro concelhos do Alentejo

Beja, Cuba, Montemor-o-Novo e Odemira integram o projeto-piloto do Governo para controlo da população...

Freguesias de Odemira recebem até dezembro roteiro “Sonoridades & Sabores”

O roteiro “Sonoridades & Sabores” regressa ao concelho de Odemira, no distrito de Beja,...

Vírus Shamonda detetado em três explorações de bovinos no Alentejo. DGAV confirma casos em Odemira, Évora e Crato

O vírus Shamonda foi detetado em três explorações de bovinos no Alentejo, localizadas nos...

Seminário em Odemira vai questionar papel do cinema “num mundo em crise”

A edição deste ano do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental vai...

Odemira: AgdA avança com cerca de 6M€ para construir condutas, reservatórios e estações elevatórias em São Teotónio

A AgdA - Águas Públicas do Alentejo lançou um concurso público com um preço...

Odemira: Propostas do Orçamento Participativo já podem ser votadas

As 19 propostas finais que foram submetidas no âmbito do processo do Orçamento Participativo...

Prisão preventiva para três suspeitos de tráfico de droga em Odemira e Sines

O Tribunal Judicial de Odemira determinou hoje a prisão preventiva dos três homens detidos...