Quarta-feira, Setembro 11, 2024

‘O Perdurável Inventário de Efémeros’ vence Prémio Literário Hugo Santos 2024

- Pub -

O trabalho “O Perdurável Inventário de Efémeros”, de Yanis Barbacena, pseudónimo de Joaquim Fernando R. Fitas, foi o vencedor da terceira edição do Prémio Literário Hugo Santos, atribuído pelo Município de Campo Maior na modalidade de conto.

A obra distingue-se como um repositório de memórias e afetos, explorando as ausências e as lonjuras que persistem no olhar e no coração, transformando a efemeridade da vida em algo perene através da emoção.

Descrito como um longo poema ou uma extensa elegia, o conto reflete sobre aquilo que se tornou invisível fisicamente, mas que continua a marcar o quotidiano de quem o escreveu, num exercício de catarse. Utilizando a beleza da palavra, o autor aborda a melancolia daquilo que é irrecuperável, dando-lhe uma dimensão duradoura. O livro celebra as marcas deixadas por aqueles que enfrentaram privações e que, com o seu legado, inscreveram uma marca d’água nas suas comunidades.

Natural de Campo Maior, Joaquim Fernando R. Fitas verá o seu trabalho publicado numa edição da Câmara Municipal e receberá um prémio de 1500 euros. A cerimónia de entrega do prémio será anunciada oportunamente.

O Prémio Literário Hugo Santos foi instituído com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e escrita, valorizar a língua portuguesa e incentivar a criação literária, homenageando o escritor que lhe dá nome.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Prisão preventiva para suspeito de tentativa de homicídio em Mértola

O Tribunal Judicial de Beja decretou hoje a prisão preventiva do homem de 74 anos suspeito da tentativa de...