InícioÚltimas«O Natal é Aqui!...

«O Natal é Aqui! 2025» arranca em Redondo com foco na comunidade e no reforço da proximidade (c/fotos)

O Município de Redondo iniciou este sábado o programa «O Natal é Aqui! 2025», que decorre ao longo de dezembro em Redondo e Montoito. O arranque aconteceu no Jardim Municipal, com oficinas temáticas, animação musical e a chegada do Pai Natal.

Durante o primeiro dia de atividades, o presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, destacou que o programa integra uma estratégia anual de proximidade e apoio social. O autarca afirmou que este período festivo é um momento para reforçar laços na comunidade. «Este é mais um momento para nós proporcionarmos às nossas crianças dias felizes», referiu, sublinhando que o objetivo passa por criar experiências significativas para diferentes gerações.

David Galego explicou que o trabalho municipal na área social se estende muito além da época natalícia. «O Natal é aqui. Estas atividades fazem parte de um trabalho desenvolvido ao longo dos vários anos», afirmou, lembrando iniciativas destinadas a jovens, adultos e população sénior. O presidente assinalou a importância de medidas que têm sido reforçadas no concelho, como a cantina escolar. «Ao assumir a cantina escolar, onde temos as refeições de qualidade para os nossos jovens, mostramos a importância que damos ao seu bem-estar», afirmou.

O autarca destacou ainda que o município tem procurado garantir respostas sociais permanentes. Galego recordou os apoios dirigidos aos reformados e pensionistas, as atividades da Universidade Popular e ações promovidas ao longo do ano. «Temos o radar social a decorrer e estamos com o CLDS 5G. Queremos um Redondo cada vez mais humano», declarou.

Atividades prosseguem durante dezembro

Após o arranque deste sábado, o programa continua nos dias 7, 12, 13, 14, 20 e 21 de dezembro. As iniciativas incluem oficinas temáticas, visitas do Pai Natal às localidades do concelho e animação cultural no Centro Cultural de Redondo.

A 21 de dezembro realizam-se oficinas criativas e um momento musical com a Tocata do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca. Entre 3 de dezembro e 5 de janeiro estará patente, na Biblioteca Municipal de Redondo, a exposição bibliográfica «O Mistério do Natal na Pintura».

Programação também em Montoito

Em Montoito, as atividades decorrem nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. A agenda inclui cinema, ateliers temáticos, a chegada do Pai Natal e música. As iniciativas distribuem-se pela Biblioteca Municipal e pelo espaço «Natal é Aqui!». Entre 12 e 14 de dezembro haverá passeios de charrete e um mercadinho de Natal.

De 2 de dezembro a 6 de janeiro estará patente, na Biblioteca de Montoito, a exposição de presépios «Natal Reciclado».

David Galego concluiu que o programa natalício reflete uma continuidade do trabalho municipal. «A parte festiva do Natal é apenas um pequeno momento de tanto trabalho que se vai realizando ao longo do ano», afirmou, destacando que a prioridade passa por «proporcionar dias mais felizes aos nossos jovens e aos nossos mais idosos».

Mais notícias

Violência doméstica: Prisão preventiva para suspeito de tentativa de homicídio em Redondo

O Tribunal de Évora determinou hoje a prisão preventiva do suspeito de agredir a...

Redondo: PJ detém homem por tentativa de homicídio em contexto de violência doméstica

A Polícia Judiciária deteve, no Redondo, distrito de Évora, um homem de 27 anos,...

Montes Claros quer criar geoparque na Zona dos Mármores e da Raia: “O objetivo é envolver toda a gente”

A Associação de Desenvolvimento Montes Claros quer criar um geoparque na Zona dos Mármores...

Biblioteca na Piscina regressa a Redondo durante os meses de verão

O Município de Redondo volta a promover, entre julho e setembro, a iniciativa “Biblioteca...

Redondo recebe workshop de “Histórias Cantadas” com Carolina Monte

O Centro Lúdico de Redondo recebe, no dia 11 de julho de 2026, o...

O verão sabe a gaspacho: há uma semana inteira dedicada ao prato em Redondo

O concelho de Redondo recebe, entre os dias 5 e 12 de julho, a...

Piscinas Descobertas de Redondo recebem aulas gratuitas de hidroginástica em julho e agosto

As Piscinas Descobertas de Redondo vão receber, durante os meses de julho e agosto,...

Redondo aposta na pintura de mobiliário alentejano para preservar artes e ofícios tradicionais

A Câmara Municipal de Redondo vai promover uma formação gratuita em pintura de mobiliário...

Câmara de Redondo avança com 630 mil euros para a requalificação da Ribeira do Freixo em Santa Suzana

A Câmara Municipal de Redondo lançou um concurso público, com preço base de 630...