InícioReportagensO fumo e as...

O fumo e as “vítimas”: Secundária de Vila Viçosa simula situação de incêndio com balanço «positivo» (c/fotos)

O Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa teve esta quarta-feira um simulacro de uma situação de incêndio.

Com recurso a uma máquina de fumo, os bombeiros calipolenses encheram uma das salas e a zona do bar da escola de fumo, num exercício que é «fundamental», segundo Rui Sá, diretor do agrupamento.

«São fundamentais para se saber como estamos em termos de organização. Para os professores, alunos e pessoal não docente saberem o nível de conhecimento e ver, se posto em prática, se ocorre tudo em condições», acrescentou.

Rui Sá sublinhou que este tipo de situações é feita uma vez por ano letivo e «como se houvesse vítimas», para que todos treinem: «De pequenino é que se torce o pepino».

«Nem tudo correu bem, mas a escola ficou a saber quais foram os pontos que correram bem e aqueles que correram menos bem, que é para, numa situação futura, estar tudo acautelado», adicionou o diretor.

Disse ainda que os simulacros levam «a uma cultura sobre a proteção civil» desde tenra idade, mas confessou que «deve ser feito duas vezes em cada não letivo».

No entanto, vincou que «os bombeiros vêm dar formação aos alunos sobre os mais diversos temas, para que numa situação concreta, eles saibam como agir».

Já Nuno Pinheiro, comandante da corporação de bombeiros, realçou a importância deste tipo de exercícios para os “anjos da paz”, pois «aparecem sempre coisas a melhorar» e «tirámos todos uma ilação».

«Testamos todo o sistema de evacuação e de alarme e os bombeiros também para quando voltarmos estarmos melhores e com as coisas mais oleadas», referiu.

Questionado em relação à frequência dos simulacros, o comandante comentou que seria «sempre bom», já que assim a corporação iria «fazer mais treinos, além dos nossos internos».

«O simulacro serve para todos melhorarmos. Nenhum incêndio é igual, nenhum acidente é igual e a instrução continua», frisou Nuno Pinheiro, afirmando ainda que «estamos sempre disponíveis em participar».

Nuno Gonçalves, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, sublinhou que o exercício está inserido no Mês da Proteção Civil e que a finalidade é «treinar a comunidade escolar num caso de incêndio para saberem quais os procedimentos a adotar».

«Pretendemos que a nossa população tenha conhecimento dos riscos e também que tenha conhecimento das medidas de autoproteção», acrescentou.

Com um balanço «positivo», o coordenador vincou que acredita «que estamos preparados» para uma situação real: «Trabalhamos todos nesse sentido».

«Temos focado aqui na parte a sensibilização, ao dar a conhecer os riscos no nosso município», disse ainda.

De seguida, fique com a foto-reportagem do simulacro, da autoria de Luís Diabão e Hugo Calado.

Mais notícias

Ermida de São João do Carrascal é inaugurada a 30 de julho em Vila Viçosa

A Ermida de São João do Carrascal, também designada Ermida de São João da...

Vila Viçosa: Paço Ducal assinala Dia dos Avós com visita e workshop para avós e netos

O Museu-Biblioteca da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Mundial dos Avós, no...

Feira de Vila Nova da Baronia (Alvito) abriu com forte adesão: “Há cada vez mais gente” (c/fotos)

A Feira Anual de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, abriu portas...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...

Pedreira junto ao cemitério é o único caso crítico em Estremoz e vai ser avaliada, diz José Sádio

A pedreira situada junto ao cemitério é o único caso identificado em situação crítica...

Autarca de Vila Viçosa quer estudos na Lagoa e Pardais e espera decisão sobre pedreiras críticas em outubro

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, quer garantir financiamento para realizar...