Quinta-feira, Maio 23, 2024

Novo presidente da Câmara de Vendas Novas aposta em áreas urbanas e parque industrial

- Pub -

O novo presidente da Câmara de Vendas Novas (Évora), Valentino Salgado Cunha, apontou hoje como prioridades a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), a expansão de áreas urbanas e do parque industrial e a requalificação de escolas.

“Temos ouvido falar muito da questão do novo aeroporto, mas é apenas um exemplo das condições e do potencial que temos enquanto concelho e estamos muito focados em aproveitar esse potencial”, afirmou à agência Lusa o autarca eleito pelo PS.

Valentino Salgado Cunha, que era vice-presidente do município, assumiu a presidência depois de o anterior presidente, Luís Dias, ter renunciado ao cargo no dia a seguir às eleições legislativas de 10 de março, nas quais foi eleito deputado.

Com esta renúncia, do lado da maioria PS, Valentino Salgado Cunha passou a presidente, tal como Susana Gonçalves ficou como vereadora e vice-presidente.

Considerando que o concelho está “num momento importante para o futuro”, devido à possibilidade de receber o novo aeroporto, o autarca realçou que o município está “a desenvolver e a apoiar projetos de loteamento e de expansão das áreas urbanas”.

Um dos projetos, salientou, é um novo loteamento situado na freguesia rural de Landeira, que prevê “a primeira expansão da aldeia em 40 anos”, tendo sido lançado durante a sua presidência.

“Estamos também focados e empenhados em crescer a nível económico e a visão para o PDM, cuja revisão estamos a finalizar, também prevê a expansão do parque industrial”, adiantou.

A requalificação e ampliação de escolas no concelho é outro dos focos, com destaque para o projeto da Escola Secundária de Vendas Novas.

“Fui eleito com o anterior presidente e éramos só dois” na gestão socialista e, agora, “continuamos a ser apenas dois, mas 50% é novo”, pelo que “vamos manter o rumo com que temos conduzido o concelho e também ter que melhorar, agora, com a visão da nova vice-presidente”, assinalou.

Questionado pela Lusa sobre se admite liderar uma candidatura à Câmara de Vendas Novas nas próximas eleições autárquicas, previstas para 2025, Valentino Salgado Cunha respondeu que não vira as costas ao concelho.

“Está tudo em aberto e tentarei fazer um bom trabalho, que penso que possa vir a ser reconhecido”, limitou-se a referir.

Nascido em Iserlohn, na Alemanha, Valentino Salgado Cunha, de 31 anos, é também docente universitário no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

O anterior presidente do município, Luís Dias, também presidente da Federação Distrital do PS, liderou a lista dos socialistas por Évora nas legislativas deste ano, tendo sido um dos três deputados eleitos por este círculo (a AD elegeu também um e o Chega o outro).

O executivo da Câmara de Vendas Novas é composto por dois eleitos do PS, outros dois do PSD e um da CDU.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

AF Beja: Final da Taça de Honra da 1ª Divisão disputa-se em Castro Verde

No Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, será disputada a final da Taça de Honra da 1.a...