A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) entregou, esta sexta-feira, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, os Selos Comunidades Pró-Envelhecimento.
A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e do bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues.
85 Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais candidataram-se, nesta edição de 2023, ao Selo Comunidades Pró-Envelhecimento. Foram avaliadas pelas suas políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativos à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.
Segundo nos disse o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, “o objetivo dos Selos Comunidades Pró-Envelhecimento é reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstrem um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.”
“Pretende-se a construção de uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”, frisou.
Para o bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, “o envelhecimento não é todo exatamente da mesma forma, não é igual para todos e aquilo que é um envelhecimento mais saudável está certamente associado a uma muito maior qualidade de vida”, acrescentando que “é cada vez mais importante passarmos uma mensagem que os nossos anos mais tardios, os nossos anos da velhice, serão anos que serão vividos tanto mais com saúde e bem-estar quanto vivermos o nosso ciclo de vida”.
O Bastonário explicou ainda que “este tipo de iniciativas pretende um reconhecimento de boas práticas, mas não é reconhecer que está tudo bem, porque nenhum de nós aqui é perfeito e as instituições também não são, mas reconhecer boas práticas de territórios ou de instituições não é reconhecer que elas fazem tudo bem e que são perfeitas, é reconhecer que têm um esforço objetivo, comprovado de tentarem desenvolver as melhores práticas e que já implementam muito boas práticas, provavelmente com muitas outras para implementar.”
Já o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, salientou que “o fenómeno de envelhecimento das nossas sociedades obrigam a abordagens inovadoras e a estratégias para lidar com essa situação, não só numa perspetiva de garantir um envelhecimento ativo e saudável por parte das pessoas em geral, como também atuar numa perspetiva preventiva para garantir depois, numa fase mais avançada da vida, que esse envelhecimento é feito de uma forma também participativa das cidadãos, da nossa sociedade e, sobretudo, com condições de saúde, desde logo de saúde mental, mas de saúde em geral”.
O Governante frisou ainda que “a iniciativa da Ordem dos Psicólogos reconhece como muito interessante e com valor acrescentado, porque precisamos de assinalar as boas práticas, para que elas depois possam ter possam ser replicadas especialmente nesta região onde o envelhecimento é acentuado.”
“O Alentejo é uma região particularmente sensível a este fenómeno de envelhecimento e, portanto, queremos generalizar as boas práticas”, frisou o governante.
Gabriel Bastos deixou claro que “para além do Estado Central também as autarquias, numa lógica de proximidade, devem criarem as respostas adequadas para um envelhecimento de qualidade no Alentejo”.
De salientar que no Alentejo foram 9 as autarquias a receber o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento, nomeadamente as autarquias de Aljustrel, Avis, Castro Verde, Gavião, Mora, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Grândola e Redondo.
Fique de seguida com as imagens desta cerimónia, numa reportagem de Hugo Calado:



























