InícioAlentejoAlto AlentejoNova Aldeia do Pisão...

Nova Aldeia do Pisão no Crato: Grupo Norvia elabora plano para reinstalação devido à Barragem do Pisão

A Aldeia do Pisão, no concelho do Crato, vai ser reinstalada no âmbito da construção da Barragem do Pisão, infraestrutura que implicará a submersão da atual localidade.

A Aldeia do Pisão, no concelho do Crato, vai ser reinstalada no âmbito da construção da Barragem do Pisão, infraestrutura que implicará a submersão da atual localidade. O Grupo Norvia está a apoiar o processo de criação da nova aldeia, assumindo a elaboração do plano de pormenor e dos projetos de execução de arquitetura e engenharias.

O projeto é desenvolvido sob orientação e colaboração da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e do Município do Crato, com a participação da comunidade local.

Planeamento e infraestruturas da nova aldeia

A NRV, empresa do Grupo Norvia, ficará responsável pela definição do plano de pormenor e pelos projetos de execução que abrangem a Igreja, edifícios públicos e habitação, bem como os arruamentos, praças e infraestruturas gerais.

O objetivo passa por criar uma aldeia funcional e sustentável, refletindo a identidade local e assegurando condições para a continuidade da comunidade.

Arquitetura assegurada por equipa multidisciplinar

A HBGarquitectos, integrada na equipa multidisciplinar da NRV, será responsável pelos projetos de arquitetura de todos os edifícios da nova Aldeia do Pisão. A empresa irá ainda colaborar no desenho urbano do novo aglomerado.

A reinstalação da Aldeia do Pisão constitui um processo de reorganização territorial associado à construção da Barragem do Pisão, implicando a criação de uma nova área habitacional e de equipamentos para acolher a população residente.

Mais notícias

Águas do Alto Alentejo alerta para possível alteração da cor da água em quatro concelhos

A empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo (AAA) alertou hoje que poderá “verificar-se temporariamente”...

Há um festival no Crato onde pode provar gins artesanais e petiscos alentejanos

Vale do Peso, no concelho do Crato, vai voltar a receber produtores, apreciadores e...

Festival do Crato 2026 já tem bilhetes à venda

Os bilhetes para o Festival do Crato 2026 já estão à venda. O evento...

Crato: Gáfete recebe X Festival de Folclore com ranchos de várias regiões do país

A freguesia de Gáfete, no concelho do Crato, recebe no dia 11 de julho...

“Em Casa d’Amália” passa pelo Crato a 4 de julho com entrada livre

O vila do Crato recebe, no dia 4 de julho de 2026, o programa...

GNR deteta tráfico de droga e 24 contraordenações em operação no festival Waking Life, no Crato

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou dois crimes por tráfico de produto estupefaciente e...

Crato: Mulher encontrada sem vida junto à Barragem das Nascentes durante festival Waking Life

Uma mulher, entre os 20 e 25 anos, foi encontrada sem vida nas margens...

Crato: Época balnear no concelho abre a partir de 20 de junho

A época balnear no concelho do Crato arranca no dia 20 de junho de...

Linha elétrica de 220 kV entre Crato e Gavião em consulta pública

O Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução da Linha Elétrica da Central...