No dia em que comemora 90 anos, Comendador Rui Nabeiro é entrevistado por José Alberto Carvalho

Rui Nabeiro em entrevista
Foto: TVI

O país habituou-se a ouvir falar de Rui Nabeiro como um grande empresário que aborda a gestão das suas empresas de uma forma diferente. Mas será que conhecemos mesmo o pensamento e a ação deste homem permanentemente inquieto com o que o rodeia?

No dia em que Rui Nabeiro completa 90 anos, a TVI apresenta uma entrevista única ao fundador do Grupo Delta, que emprega perto de 4 mil pessoas; a quem paga seguro de saúde; num concelho que apresenta um salário médio superior aos valores nacionais; que tem um índice de envelhecimento menor do que a média do país; e uma taxa de natalidade superior à média.

Em larga medida, estes indicadores resultam da abordagem singular de Rui Nabeiro sobre a responsabilidade que as empresas devem ter para com a comunidade.

Uma das repostas dadas ao jornalista José Alberto Carvalho é exemplar:

– “Muitos grupos económicos tentaram comprar a Delta, oferecendo nalguns casos grandes quantidades de dinheiro. Nunca a pensou vender ?

– Não! O que é que eu dizia depois às pessoas de Campo Maior ?”

Mais do que a história de vida de um homem que começou a trabalhar em criança, que torrava café que depois distribuía porta a porta aos clientes, e que transformou a sua capacidade de trabalho num poderoso e sólido grupo empresarial, este trabalho revela-nos o pensamento de quem sempre sonhou ser maior do que as suas circunstâncias. E que deseja o mesmo para quem o rodeia.

Um trabalho do jornalista José Alberto Carvalho, com imagem de Miguel Bretiano, Ricardo Ferreira e Fábio Mestre e edição de imagem de João Pedro Ferreira.

Este domingo, no “Jornal das 8” e na TVI 24.