Domingo, Abril 28, 2024

No Baixo Alentejo já começou o espetáculo das Amendoeiras em Flor

- Pub -

Do norte ao sul de Portugal, a natureza já faz sentir o prelúdio da Primavera com a época das amendoeiras em flor.

As amendoeiras em flor são uma atração de outras regiões do país, mas que agora também se pode observar no Alentejo, algo que acontece depois das alterações a todos os níveis que a albufeira de Alqueva veio trazer `região.

Na recatada vila de Pias, por estes dias, os 70 hectares de amendoal da Família Margaça começam a ser cobertos por tons brancos e rosas, resultado da exploração das variedades Lauranne e Soleta.

Nesta fase, as previsões de produção são ainda precoces, mas tudo aponta para que seja possível alcançar as 100 toneladas de produção de amêndoa.

Pela proximidade às águas do Alqueva, o amendoal da Família Margaça (à semelhança de outros produtores nesta zona do regadio) está protegido dos riscos da seca que têm afetado outras regiões do país, nomeadamente, o Algarve. 

Para este produtor do Baixo Alentejo, “outros desafios a superar, nomeadamente para pequenos produtores nacionais, em que o grande desafio está na garantia de uma capacidade de produção que lhes permita colmatar o baixo preço de mercado da amêndoa.”

“Há, inclusive, agricultores a optar pela exploração do olival (cultura que ocupa a maior área de Alqueva) em detrimento do amendoal por não obterem o retorno face aos seus elevados investimentos”, frisou este produtor.

“Para a Família Margaça, a aposta continua a ser na continuidade e diversificação da produção, esperando que o equilíbrio natural do mercado aconteça em breve”, concluiu.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

PRIO inicia transporte de combustíveis por via férrea entre Aveiro e Sines

A PRIO arrancou este mês com o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e...