Nasceu no vale do Xarrama o A’gosto Rosé 2025, a primeira vindima da Quinta da Amendoeira

A Quinta da Amendoeira, em Évora, apresentou oficialmente o A’gosto Rosé 2025, o primeiro vinho da propriedade e resultado da sua primeira colheita. O lançamento decorreu no espaço gastronómico Flor D’Amendoeira e incluiu ainda a apresentação do A’gosto Branco 2025.

A Quinta da Amendoeira, em Évora, apresentou oficialmente o A’gosto Rosé 2025, o primeiro vinho da propriedade e resultado da sua primeira colheita. O lançamento decorreu no espaço gastronómico Flor D’Amendoeira e incluiu ainda a apresentação do A’gosto Branco 2025.

O A’gosto Rosé 2025 resulta de uma vindima noturna realizada seis meses antes da apresentação pública. Produzido a partir da casta Alicante Bouschet, o vinho marca uma nova abordagem à utilização desta variedade no Alentejo.

Segundo o enólogo responsável, Nelson Rolo, trata-se de «um vinho diferenciador», com «baixo teor alcoólico e acidez elevada». O responsável acrescenta que a tonalidade e a frescura definem o perfil desta edição.

Primeira vindima no vale do Xarrama

Tradicionalmente associada a vinhos tintos, a casta Alicante Bouschet surge nesta colheita com uma expressão distinta. Adaptada ao terroir alentejano e às condições de baixa disponibilidade hídrica do vale do Xarrama, dá origem a um rosé com identidade própria.

A produção é limitada e acompanhada ao longo do ano por Luís Ribeiro, num processo enquadrado em viticultura biológica certificada.

O contra-rótulo descreve o contexto da colheita: «Este Rosé de Alicante Bouschet resulta da primeira vindima na Quinta da Amendoeira em Évora. O agosto seco e quente deixou as castas no ponto ideal para serem vindimadas à mão, por nós, na própria quinta, ao nascer do sol, quando o rio Xarrama ainda guarda frescura. A’gosto, feito no vagar do tempo, é um vinho de mãos e de família.»

O rótulo é assinado pela designer Rita Rivotti, responsável pela identidade visual do projeto.

Apresentação incluiu estreia do A’gosto Branco 2025

O evento contou com a presença de mais de 50 convidados e integrou os festejos do Dia dos Namorados. Durante a sessão foi também dado a conhecer, de forma antecipada, o A’gosto Branco 2025.

Produzido a partir das castas Arinto e Siria, o vinho resulta, segundo a informação disponibilizada, de uma colheita manual realizada durante a noite.

No contra-rótulo pode ler-se: «Resulta de uma colheita especial, feita à mão e ao luar, na Quinta da Amendoeira em Évora. Nasce do desejo de salvar um vale seco de agosto e devolvê-lo à vida, gota a gota. A’gosto, intenso como os sonhos e autêntico como a vida, é um vinho de mãos e de família.»

Para Nelson Rolo, trata-se de «um vinho de perfil intenso, fresco e muito irreverente», destacando «o corpo e a estrutura delicada da casta Siria, com a frescura de um Arinto vindimado cedo», que conferem equilíbrio à acidez.

Com esta primeira vindima, a Quinta da Amendoeira inicia atividade no setor vitivinícola, assumindo uma produção em pequena escala, centrada na origem e no território de Évora.

Mais notícias

Cante alentejano, fandango e flamenco encontram-se num concerto gratuito em Évora

Évora recebe, no dia 25 de julho, o espetáculo “El Cante Rasgueado”, do artista...

Plataforma de visitas virtuais a museus e monumentos já está disponível – Governo

O Ministério da Cultura informou hoje que já está disponível em 360.patrimoniocultural.gov.pt a plataforma...

Governo lança em outubro apoio de 1M€ para serviços educativos dos museus

O Governo vai lançar uma linha de financiamento para a criação ou melhoria de...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

“Se tocar numa pessoa, já está ganho”: Albano Jerónimo leva “Revelação” à Sé de Évora

O ator Albano Jerónimo apresenta este sábado, 18 de julho, na Sé de Évora,...

Este vinho produzido perto de Évora conquistou ouro num concurso internacional em França

Um vinho produzido nos arredores de Évora foi distinguido num concurso internacional dedicado exclusivamente...

Évora reforça apoio aos Bombeiros Voluntários com aumento da verba anual para 240 mil euros

A Câmara Municipal de Évora reforçou o apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros...

Há um jantar vínico em Estremoz onde dois nomes do vinho alentejano vão partilhar histórias à mesa

Os jantares vínicos Grandes Ressacas regressam ao restaurante The Folly, em Estremoz, no próximo...