Nasceu em Portugal o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com um objetivo: melhorar a vida de quem cuida

Existem em Portugal milhares de cuidadores informais. Os números reais não são conhecidos, assim como também não se conhecem totalmente as dificuldades que enfrentam. Sabe-se que têm poucos apoios, que são confrontados com desafios a nível económico, social e emocional e sabe-se também que nem o Estatuto do Cuidador Informal, aprovado há pouco mais de um ano, veio dar resposta a estes problemas. É por isso que, no Dia Europeu do Cuidador, que se assinala no próximo dia 6 de outubro, várias associações de doentes nacionais unem os seus esforços para procurar melhorar a vida destas pessoas. E é assim que acaba de nascer o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

O primeiro passo já foi dado, com a criação de um website onde se partilham testemunhos, informação relevante para os cuidadores e todos os projetos nascidos no âmbito deste Movimento, que se compromete a implementar ações capazes de ajudar, na prática, aqueles que cuidam, em áreas tão diferentes como a da comunicação e informação, gestão familiar e profissional, exaustão física e mental, gestão emocional, suporte psicológico, entre várias outras. Neste website podem juntar-se todas as Associações em Portugal que queiram trabalhar nesta causa. 

Com o apoio da Merck Portugal, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, Associação das doenças da Tiróide, Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, Associação de Esclerose Tuberosa em Portugal, Associação Alzheimer Portugal, Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral, Associação Nacional de Esclerose Múltipla, Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, Associação Heróis e Espadachins, Cuidadores Portugal, Associação Nacional de Cuidadores Informais, EuropaColon Portugal, EVITA – Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Liga Portuguesa Contra a SIDA, Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, Plataforma Saúde em Diálogo, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e a Associação Todos com a Esclerose Múltipla estão unidas na definição de um caminho que torne mais fácil a vida dos cuidadores.

“A principal missão da Merck Portugal passa por melhorar a vida dos doentes. E isso só é possível ajudando quem deles cuida. Não podíamos ficar indiferentes aos cuidadores informais e às muitas dificuldades que são obrigados a enfrentar, tantas vezes sem qualquer ajuda”, refere Pedro Moura, Diretor-Geral da Merck Portugal. “Daí o nosso apoio a este Movimento. Queremos  passar das palavras à ação. Porque, apesar de muitas as palavras e discussões à volta deste tema, a verdade é que são poucas as ações.”

Veja também:

Sindicato diz que há uma hematologista para o Algarve e o Baixo Alentejo, ULS/Algarve nega

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS-FNAM) denunciou hoje que apenas uma médica...

Calor domina intervenções nas Festas do Povo e houve meios ativados em menos de um minuto

O calor está na origem de mais de 90% das intervenções realizadas pelas equipas...

Olhou para o eclipse sem proteção? Sintomas podem surgir até 48 horas depois

Quem observou diretamente o eclipse solar desta quarta-feira sem proteção adequada deve estar atento...

Quer ver o eclipse solar? Veja as recomendações da DGS para o fazer em segurança

Quem quiser observar o eclipse solar de 12 de agosto deve utilizar óculos próprios,...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

PS questiona Governo sobre se TAC instalada em Portalegre passa para Ponte de Sor

O PS questionou o Governo sobre se a reafetação do aparelho de TAC instalado...

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

DGS faz balanço positivo da vacinação apesar de “hesitação vacinal” na covid-19

O subdiretor da Direção-Geral da Saúde (DGS) fez hoje um balanço "muito positivo" da...

Bruna quer ser enfermeira e começou no curso de Saúde em Sousel

Desde pequena que Bruna Rosado tem o sonho de ser enfermeira. Natural de Casa...