Município de Vendas Novas inaugura Centro de Recolha de animais e assina protocolo com Associação de Protecção de Animais

O Município de Vendas Novas vai inaugurar no próximo sábado, dia 29 de Fevereiro, pelas 11h00, o Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais do Concelho.

O equipamento localiza-se dentro do COPAE (Estaleiro Municipal) e resulta de um investimento de cerca de 70 mil euros por parte da autarquia para concretização das obras de adaptação e ampliação do antigo edifício do canil municipal às actuais normas, com o objectivo de proporcionar melhores condições de alojamento, conforto e bem-estar aos canídeos acolhidos pelo espaço.

Construído numa área de 190 metros quadrados, o CRO dispõe de 17 boxes para cães, com zona interior e exterior, sendo três delas destinadas a albergar animais mais frágeis/debilitados, cadelas prenhas ou crias e uma delas para animais em isolamento. Terão ainda uma zona exterior comum onde poderão passear, fazendo uso de trela.

No decorrer do momento inaugural irá também proceder-se à assinatura do protocolo entre o Município, a Associação de Protecção dos Animais e as clínicas veterinárias locais, para a renovação do programa de captura, esterilização e devolução (CED) de gatos ao seu local de origem, em vigor desde 2017.

A partir de agora Vendas Novas consegue ter uma resposta própria no que diz respeito às políticas de proteção da vida animal, com mais condições que assegurem o tratamento e bem-estar dos animais abandonados, assim como a promoção de acções de incentivo à adopção e combate ao abandono, como é o caso do da página de facebook do CRO de Vendas Novas que irá ser lançada no próprio dia de inauguração do espaço.