Município de Ourique e CerciCoa inauguraram Centro de Actividades Ocupacionais (c/fotos)

Resultado de um investimento de 64.000 euros, financiado em 85% pela União Europeia, o Município de Ourique e a CERCICOA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Solidariedade Social dos Concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar, inauguraram esta sexta-feira o Centro de Actividades Ocupacionais de Grandaços – CAO Grandaços.

Este novo equipamento trata-se de uma resposta social destinada a desenvolver actividades para jovens e adultos com deficiência grave a profunda, cujo objectivo é o de promover a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, de forma a permitir-lhes o desenvolvimento possível das suas capacidades.

O projecto do CAO passou pela adaptação do Centro de Convívio de Grandaços, cedido pelo Município, num edifício com as condições necessárias ao acolhimento de 10 pessoas com deficiência grave e profunda.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, “foi longa a caminhada e várias barreiras derrubadas para estarmos aqui hoje”, acrescentando que “a procura pelo financiamento que permitiu esta obra, o estabelecimento do acordo para o seu funcionamento, a elaboração do projecto, a execução da empreitada e por fim a sua inauguração e entrada em funcionamento são passos demasiado longos para quem ambiciona pôr rapidamente os equipamentos ao serviço da população”.