O Município de Odemira assinou, recentemente, dois protocolos de colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA), com vista ao fortalecimento das áreas de educação e cultura no concelho.
A cerimónia decorreu no Edifício dos Paços do Concelho e contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e do comissário do PNA, Paulo Pires do Vale.
Os protocolos incluem a implementação do Plano Cultural de Escola e a adesão à Carta de Princípios do Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC). Estes instrumentos têm como objetivo fomentar a integração da cultura nos currículos escolares e reforçar o impacto social das atividades culturais promovidas pelo município.
O protocolo de colaboração prevê a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo escolar, explorando estas dimensões como conteúdos, metodologias ou instrumentos para o desenvolvimento de competências. Além disso, garante a cooperação técnica, organizacional e pedagógica entre o Município e o PNA para implementar o Plano de Ação Estratégica da entidade.
A subscrição da Carta de Princípios do CISOC introduz uma ferramenta que permitirá avaliar e medir o impacto social das atividades culturais. O Município comprometeu-se a aplicar esta metodologia à sua rede de equipamentos culturais, tendo seis meses para desenvolver um plano estratégico que inclua necessidades, objetivos, dimensões de impacto e públicos-alvo.
Durante a sessão, foi também formalizada a criação do Conselho Consultivo do PNA Municipal, que integrará representantes da comunidade educativa e parceiros locais. Este órgão contará com a participação dos agrupamentos de escolas de Colos, Sabóia, Vila Nova de Milfontes, Odemira e São Teotónio, que fazem parte da rede PNA.