Município de Évora continua a ponderar a implementação da taxa turística. Relatório afirma que turismo teve “um crescimento significativo nos últimos cinco anos”

Foi apresentado recentemente Relatório da Evolução do Turismo na Cidade de Évora, este que surge âmbito do processo de discussão sobre a eventual implementação de uma taxa turística sobre as dormidas no Concelho de Évora.

Segundo a autarquia não está tomada qualquer decisão “quanto à eventual implementação da taxa turística, a apresentação deste estudo constitui mais um passo importante do processo de auscultação e reflexão que a Câmara Municipal entendeu promover, envolvendo como parceiras de discussão todas as entidades interessadas, quer sejam instituições públicas ou agentes privados ligados ao turismo.”

Do documento apresentado pode desde já concluir-se, entre outros dados, pela forte evidência de um crescimento significativo nos últimos cinco anos no que respeita ao fluxo turístico. A estatística mostra grande evolução positiva tanto em número de dormidas como em número de hóspedes. De igual modo cresceu a oferta turística, demonstrando adequado acompanhamento por parte da iniciativa empresarial do setor.

Em breve estará disponível para consulta a versão final deste estudo, que resultou do trabalho realizado pela Universidade de Évora (CIDEHUS – Tourism Creative Lab) e que contou com a coordenação científica e técnica dos professores Jaime Serra, Joana Lima, Noémi Marujo e Maria do Rosário Borges.